Justiça do Amapá engajada na realização da II Semana Estadual de Conciliação e VIII Semana Nacional ( por @BernadethFarias )


A Semana Nacional de Conciliação de 2013 será realizada no período de 2 a 6 de dezembro. O anúncio foi feito pelo Conselheiro Neves Amorim, durante o III Encontro Nacional de Núcleos de Conciliação, realizado na sede do Conselho da Justiça Federal, em Brasília/DF. A juíza Sueli Pini, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflito, participou do evento.

A Semana Nacional de Conciliação, que ocorre anualmente desde 2006, tem a participação de todos os Tribunais das esferas federal, estadual e trabalhista do Poder Judiciário. Para a magistrada do Amapá, a conciliação objetiva restabelecer o diálogo entre as partes. “A Conciliação representa a resolução de um conflito judicial de forma simplificada para ambas as partes. Conciliar nada mais é do que fazer com que duas pessoas possam sair relativamente satisfeitas”.

Além da participação na Semana Nacional, o Judiciário amapaense também realiza a Semana Estadual de Conciliação. A primeira edição ocorreu em junho. A II Semana já está marcada para o período de 23 a 28 de setembro. Na oportunidade, entram na pauta de audiências processos de todas as Varas Cíveis, de Família, Infância e Juventude e Juizados Especiais da Capital e Interior, além de Secretarias do 2º Grau. “Queremos mostrar aos nossos jurisdicionados que na conciliação as pessoas podem ajudar na construção de uma solução para os seus conflitos, e que não existem ganhadores e perdedores, existem conciliadores”, finalizou a juíza Sueli Pini.

Texto e foto: Bernadeth Farias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *