Justiça do Amapá realiza visita à Vila de Sucuriju

--SUCURIJU_13

O juiz Luciano Assis, titular da Vara da Infância e da Juventude- Áreas de Políticas Públicas e Execução de Medidas Socioeducativas da Comarca de Macapá, acompanhado de uma equipe de servidores do Judiciário e do Corpo de Bombeiros, realizou uma visita à Vila Sucuriju no extremo leste do Estado doAmapá para levantamentos sobre as necessidades daquele povoado aos serviços da Justiça.

O magistrado constatou um quadro crítico e estado de resignação para as 120 famílias que residem em uma localidade que não há segurança pública instalada, os serviços de saúde e de educação são precários e há falta de água potável. A economia da vila gira em torno da pesca artesanal.

--SUCURIJU_18Também foi registrado um crescente ingresso de drogas na região, principalmente do crack. Inicialmente as drogas eram consumidas pelos pescadores, mas hoje atinge as famílias, crianças e adolescentes.

“Precisa haver uma abordagem imediata das autoridades naquele local para identificarmos como essa droga chega à região. É preciso reprimir esse crime e aplicarmos uma política de saúde em relação aos adolescentes usuários de drogas, pois logo teremos problemas mais graves na comunidade”, ressaltou o juiz Luciano.

Apesar de ser um local de difícil acesso, o magistrado pontua que o Estado precisa desenvolver políticas para atender as pessoas que ali vivem. Na vila não há registro de demandas judiciais e ações. Eles não têm a quem reclamar e vivem em resignação total.

--SUCURIJU_15O Judiciário amapaense pretende se fazer presente naquele local, para aplicar e apresentar uma política de restauração de relações, demonstrando qual o papel da Justiça e se for preciso a realização de círculos e palestras para a população saber seus direitos e deveres.

“O Poder Judiciário não pode se omitir. Vamos viabilizar práticas e programas que possam ajudar aquele povoado. Não vamos virar as costas para Vila do Sucuriju. Junto com outras Instituições, especialmente o Ministério Público, podemos unir forças para levar cidadania e ações integradas àqueles habitantes”, concluiu.

Texto: Hugo Reis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *