Justiça e Cidadania: Moradores da Baixada Pará receberam atendimentos de saúde, jurídico, estética e orientação para o mercado de trabalho

Atendimentos de saúde, jurídico, formação profissional e estética movimentaram a comunidade da Baixada Pará no último sábado (27). Os moradores aproveitaram para ir ao médico, fazer exames, cortar cabelo, fazer massagem nos pés e no corpo, além de receber orientações sobre o mercado de trabalho. Esta foi a segunda etapa do projeto “Colorindo o Futuro”, do Ministério Público do Amapá (MP-AP), em parceria com o SESI-SENAI, apoio do Exército, Prodap, Prefeitura de Macapá (PMM), empresas Nutriama e Sião Thur e Guardas Ambientais.

“Colorindo o Futuro” é fundamentado na necessidade de preservação ambiental na área de ressaca, com objetivo de conquistar, envolver a comunidade e fazer chegar até os moradores, serviços públicos que promovam justiça, cidadania e dignidade. Foi esta a motivação das parcerias firmadas para a realização de limpeza, capacitação, atendimento de saúde e educação. O projeto foi criado pelas Promotorias de Meio Ambiente e Urbanismo, e Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOP-AMB), em abril deste ano, apresentado e aprovado pelo Comitê de Gestão Estratégica em Reunião de Avaliação da Estratégia.

Dividido em três etapas, o projeto possibilitou em maio, em parceria com a PMM, ações ambientais e de limpeza de duas áreas da Baixada Pará, quando foram retiradas cerca de 19 toneladas de lixo da ressaca. Para a segunda etapa foi prevista a oportunidade de formação profissional, serviços de saúde, atendimento jurídico e serviços de estética. Os objetivos foram alcançados com a parceria com o Sistema S, que levou o projeto SESI-SENAI nos Bairros para a comunidade, promoveu a capacitação e ações de saúde, juntamente com o Prodap, Exército e empresas parceiras do SESI-SENAI.

Esta etapa iniciou na segunda-feira (22), com o início dos cursos de Produção de Pizza e Arte e Fotografia, e durante toda a manhã de sábado os serviços de saúde, jurídicos e aprendizado para entrada no mercado de trabalho ficaram disponíveis. Os certificados dos cursos foram entregues durante a ação, e os cursos de Noções Básicas de Carpintaria e Hidráulica, e Edição de Vídeos, serão realizados durante esta semana.

“Nossa comunidade é muito carente. Não temos acesso à serviços de saúde e cursos e estes projetos vieram para nos dar oportunidades, tentar mudar a realidade dos moradores, nos dar a chance de uma vida melhor. Foi emocionante receber o certificado e ver meus vizinhos pegarem também a certificação das mãos de autoridade e empresários”, disse Ricardo Oliveira, o Diron, vendedor de hambúrguer, que fez o curso de pizza.

A dona de casa Edna Vieira estava há três anos sem ir ao médico e aproveitou para se consultar. “Não imaginei que um dia teríamos médico e exames aqui na Baixada Pará, parece um sonho. Peguei encaminhamento, fiz testes de glicemia e colesterol, tirei minhas dúvidas. Estou muito satisfeita e agradecida ao MP-AP e SESI-SENAI”.

Annie Clara da Silva aproveitou para fazer limpeza de pele, foi ao spa dos pés e afirmou que este sábado foi especial. “Nunca tinha feito massagem nos pés e achei uma delícia, fiz também limpeza no rosto e estou me sentindo melhor”. O casal Reginaldo Luz e Edileuza Lima fizeram questão de aproveitar a massagem no corpo, nos pés e limpeza de pele. “Estamos em um dia mágico, de alegria, não pensei fazer isso aqui perto de casa, e de graça”, disse Reginaldo.

Famílias inteiras, idosos, jovens e crianças formaram fila desde que o dia começou para não perderem as oportunidades. Donos do açougue da comunidade, o casal Miguel e Ana Júlia de Paula, comemoraram a ação. “Fizemos testes e exames, consultamos com o médico, aproveitamos o máximo. Ficamos felizes em ver nossos vizinhos carentes cortando o cabelo, fazendo massagem, algo que não imaginei ver aqui na nossa comunidade, que é vítima de preconceito, mas tem muita gente boa por aqui, trabalhadores e muitos querendo somente uma oportunidade para se capacitar e trabalhar”, disse Miguel.

“Na Baixada Pará foi o piloto deste projeto que queremos levar para outras áreas de ressaca periféricas, onde as políticas públicas não alcançam, o que deixa os moradores com poucas alternativas para melhorar de vida e acabam se acostumando a viver em condições impróprias, jogar lixo embaixo das casas e nas ruas, porque não têm lixeiras, se acostumam com a violência, são discriminados por falta de oportunidades e aparelhamento de serviços públicos de saúde e educação. Eles precisam se enxergar como cidadãos, viver com dignidade, têm que saber que o MP-AP não é inimigo, pode ser um parceiro para melhorar a qualidade de vidam resolver questões judiciais, ajudar a melhorar o ambiente, abrir caminhos para a entrada de serviços públicos”, citou a procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei.

Na próxima etapa está prevista a pintura de 100 casas, oficinas de reciclagem de garrafas plásticas, óleo de cozinha e latas, a instalação de lixeiras, retirada de lixo, ações de educação ambiental, oficina de produção de audiovisual e festival de vídeos. O promotor de Meio Ambiente substituto, Hélio Furtado, falou sobre a importância das parcerias. “Os parceiros foram fundamentais para o sucesso do projeto nas duas etapas que já aconteceram, e com certeza na próxima também. PMM, SESI-SENAI, Prodap, iniciativa privada, comunidade que se mobilizou através das lideranças, só temos que agradecer por estarem sensíveis a estas demandas sociais”.

SERVIÇO:

Mariléia Maciel – Assessora Operacional – CAOP/AMB
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *