Justiça Eleitoral conscientiza estudantes e faz Alistamento Eleitoral em escola de Oiapoque

PresidentedoTReeEstudantecomprimeirotitulo

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TRE), realizou nos dias 18 e 19 de novembro, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Caetano da Silva, localizada no Centro de Oiapoque, Alistamento Eleitoral de alunos com idades entre 16 e 18 anos. A medida consistiu na emissão do primeiro Título de Eleitor nessa faixa etária e faz parte da Campanha Jovem Eleitor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Dezenas de novos eleitores tiraram o documento e participarão das Eleições Municipais 2016. O presidente do TRE, Desembargador Carlos Tork, esteve presente na instituição de ensino e cumprimentou os novos eleitores.

“É importante que os jovens participem das eleições e elejam seus representantes. Dessa forma, eles exercerão a cidadania e ajudarão na construção de um Brasil melhor”, sublinhou o magistrado.

EstudanteseoDiretordaEJEjuizMarconiPimenta

Exposição “500 anos de Eleições”

Além do Alistamento Eleitoral, a EJE promoveu a Exposição “500 anos de Eleições”, que conta a história da Justiça Eleitoral no Brasil por meio de fotos. A mostra, com imagens de pleitos ocorridos no país, fazem parte do Programa Eleitor do Futuro, que visa a conscientização de estudantes e é executado pelo TRE em todo o Amapá.

Conforme a servidora da EJE, Zelina Pereira, a mostra auxilia no entendimento do processo democrático do voto. Ela enfatizou que a exposição estimula a reflexão crítica e a importância do processo de escolha dos nossos representantes.

IMG_7708

Eleitor do Futuro

O Programa Eleitor do Futuro, criado em 2003 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é desenvolvido nos TRE’s de todo o Brasil, buscando formar cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais livre e democrática e ampliar o contingente dos eleitores jovens. No Amapá, a ação contempla mais de 20 escolas e milhares de futuros eleitores.

Serviço:

Elton Tavares
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Elton Tavares, com informações da jornalista Bernadeth Farias
Fones: 2101-1504/84059044/91474038

Fotos: Bernadeth Farias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *