Justiça Eleitoral formula ações para dinamizar o Programa Eleitor do Futuro no Amapá


A Diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE/TRE-AP), Juíza Elayne Cantuária, reuniu-se nesta segunda-feira (19) com membros da sua equipe Rinaldo Farias, coordenador da EJE e Zelina Pereira, servidora do TRE. Durante o encontro, eles debateram a execução de ações para dinamizar o Programa Eleitor do Futuro.

O TRE, por meio do Programa Eleitor do Futuro, tem o objetivo em conscientizar alunos da rede pública e privada de ensino fundamental e médio quanto a importância do exercício livre e democrático do voto. A ação da Justiça Eleitoral é coordenada pela EJE. 

Uma das medidas definidas na reunião, para a  participação mais efetiva das Instituições educacionais, foi a promoção de um concurso de frases relacionada com o direito à cidadania. A ação consiste no encaminhamento das citações dos estudantes por meio das escolas à EJE. 

A frase vencedora será impressa nas camisas dos mesários e colaboradores que atuarão nas Eleições Gerais de 2014, com os devidos créditos ao autor e escola contemplada.

Outra forma de despertar o interesse da classe estudantil será a confecção de cartilhas lúdicas e temáticas, contendo a apresentação de passatempos , voltados as crianças/estudantes que participam do programa eleitor do futuro. 

Por fim, foi discutida a realização de uma eleição parametrizada (não oficial), no dia e horário da eleição oficial  quando as crianças votarão para os cargos majoritários das eleições 2014.

Programa Eleitor do Futuro

O Programa Eleitor do Futuro, criado em 2003 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é desenvolvido nos TRE´s de todo o Brasil, buscando formar cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais livre e democrática e ampliar o contingente dos eleitores jovens, de 16 e 17 anos. 

No Amapá, a ação contempla mais de 20 escolas e milhares de futuros eleitores. Esta atividade se repete a cada ano, sempre no primeiro semestre, estimulando a reflexão crítica das crianças e a importância do processo de escolha dos nossos representantes.

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Elton Tavares
ALTV
Fones: 2101-1504/84059044/91474038
Compartilhe isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*