Justiça Eleitoral funcionará em regime de plantão durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida

2
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) informa que nesta quarta-feira, dia 12 de outubro, data em que se comemora o feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, a Secretaria Judiciária Eleitoral (Sejud/TRE-AP) e as 13 Zonas Eleitorais do Estado funcionarão em regime de plantão, das 14h às 19h.

A data faz parte do calendário de feriados da Justiça Eleitoral, e está prevista na Portaria 004/2016. O TRE volta ao seu funcionamento normal na próxima quinta-feira (13).

A medida atende ao Calendário Eleitoral, que determina a todas as unidades essenciais à prestação jurisdicional, o funcionamento ininterrupto para atendimentos referentes às Eleições 2016.

O feriado

De acordo com a lenda, no ano de 1.717, pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul, localizado no Rio de Janeiro (RJ), com o objetivo de pescar peixes grandes para um jantar especial para o Conde de Assumar.

Eles tentaram muito, mas não estavam conseguindo pescar nada. Quando já estavam quase desistindo, um pescador chamado João Alves apanhou uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, mas sem a cabeça, e enrolou-a em um manto. 17 anos depois do achado, foi construída a primeira capela.

Quando a Princesa Isabel veio ao Brasil pela segunda vez, ofertou um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes à imagem. Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio e, 50 anos depois, foi decretado oficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado oficial no país.

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Elton Tavares

Arte: Kelly Pantoja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *