Justiça Itinerante: 143ª Jornada Fluvial ao Bailique emite primeiro RG para crianças do Arquipélago

“São muitas dificuldades, mas estamos aqui e estou feliz que consegui resolver tudo que vim fazer. Agradeço à Justiça Itinerante por dar todo esse apoio à comunidade do Bailique, pois a gente precisa muito”, diz Angerlana Ferreira, de 22 anos, que saiu de casa às 5 horas da manhã de segunda-feira (27) para ser atendida na Jornada Fluvial do Programa Justiça Itinerante.

Moradora da Vila Maranata, que fica a 3 horas de viagem da Vila Progresso – onde o barco da Justiça está ancorado –, e mãe dos gêmeos Antony Hector e Antony Heitor, Angerlana trouxe as crianças para tirar a primeira Carteira de Identidade (RG). Ela soube da ação por meio da internet e aproveitou a oportunidade para também atualizar seu cadastro no Programa Bolsa Família.

Outro beneficiado foi Henrique, de apenas 5 anos, menino de sorriso sapeca que contagiou a equipe da Jornada Fluvial com a sua empolgação para tirar o primeiro RG. Segundo sua mãe, Jane da Costa, moradora da Vila Progresso, “aqui não tem muito serviço, aí a gente tem que buscar lá em Macapá”.

“Se torna difícil, pois tem que ir de barco e voltar. Ainda bem que conseguimos tirar o documento dele por aqui e o atendimento foi ótimo”, concluiu.

Os serviços de emissão de RG são feitos da Polícia Técnica Científica (Politec), parceira do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) na Jornada Fluvial. Para a técnica pericial, Shirley Rocha, que há 25 anos participa das ações da Justiça Itinerante, “é gratificante poder ajudar essa população, a nossa presença e oferta de atendimentos aqui é essencial”.

A 143ª edição da Jornada Fluvial ao Arquipélago Bailique, parte do Programa Justiça Itinerante, é coordenada pelo Juiz Fábio Santana e atenderá comunidades do Distrito, localizado a 145 km da capital amapaense, até o final desta semana.

Macapá, 28 de Março de 2023 –
Secretaria de Comunicação do TJAP
Texto: Fernanda Miranda
Fotos: Clarice Dantas
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
Youtube: TJAP Notícias
Instagram: @tjap_oficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *