Justiça itinerante terrestre atende mais de 50 pessoas na Comunidade Quilombola do Curiaú

CURIAU

A equipe da Justiça do Amapá realizou na sexta-feira (10/06), a última edição da jornada itinerante terrestre do 1º semestre na Zona Rural de Macapá. Os atendimentos foram concentrados na comunidade remanescente de Quilombo do Curiaú, na Escola Estadual José Bonifácio.

Cerca de 50 pessoas buscaram os atendimentos e orientações dos serviços prestados pela Casa de Justiça e Cidadania, do Núcleo de Práticas Jurídicas da FAMAP, da Defensoria Pública, da Promotoria de Justiça e do Centro de Atendimento à Mulher e à Família (CAMUF).CURIAU_8

Durante a ação foram realizados 2 (duas) emissões de registros tardios, uma (1) execução de alimentos, uma (1) ação de interdição, uma (1) retificação de registro de nascimento, treze (13) retiradas de 2ª via de certidão do Estado do Amapá e três (3) de outros Estados.

A iniciativa da Jornada proporcionou à idosa Juliana Freire Barroso, de 89 anos, que reside no Bairro Brasil Novo, Zona Norte de Macapá, obter o registro tardio, após decisão da Juíza Liége Cristina de Vasconcelos Ramos Gomes, titular da 1ª Vara Cível e de Fazenda Pública da Comarca de Macapá e Corregedora Permanente das Serventias Extrajudiciais da Comarca de Macapá.

Durante os atendimentos foi realizada audiência em Ação de Interdição, que possibilita ao cidadão que posCURIAU_10sui distorções mentais (perde o discernimento), após determinação de um juiz, a nomeação de um Curador para praticar em seu nome os atos da vida civil junto às instituições.

Rubens José Barros Gomes, um dos servidores coordenadores das jornadas, destacou que o Judiciário se mantém determinado para desempenhar o seu papel de atender muito bem todas as pessoas que procuram os serviços das itinerâncias da Justiça.

“Ficamos felizes em levar cidadania para que as pessoas tenham uma nova perspectiva de vida, seja na capital ou nos Distritos. Os serviços das jornadas, no primeiro semestre, finalizam com a realização da Justiça Itinerante Fluvial no arquipélago do Bailique, no período de 25 de junho a 1º de julho”, disse.

Assessoria de Comunicação Social/ TJAP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *