Laboratório Covid da Prefeitura de Macapá atende mais de 8 mil pessoas em três semanas

A Prefeitura de Macapá já atendeu 8.265 pessoas no Laboratório Covid, na Av. FAB, e na unidade móvel, em quase três semanas de funcionamento. Os dados mostram que, deste total, 5.634 testes foram negativos, 1.114 foram positivos e 1.517 testes aguardam processamento. Do público atendido, apenas 13% foram positivos e dentro desse número existem casos de vírus residual e infecção aguda identificada pela contraprova da sorologia ofertada para estes casos.

De acordo com os dados contabilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, dos 1.114 positivos enviados para a contraprova do exame de sorologia, 512 já tiveram resultados liberados pelo laboratório, sendo que 97 foram identificados na fase primária da infecção causada pela Covid-19, 428 foram identificados como vírus residual ou já com uma titulação tão baixa que pode ser considerado negativo.

“Essa diferença de resultado do teste rápido para a sorologia se deve a sensibilidade do teste. Os nossos testes rápidos possuem uma sensibilidade de até 91% para a pesquisa de anticorpo IGM para covid-19, já o exame sorológico tem uma sensibilidade até 65% antes do sétimo dia de sintoma. Isso significa que dependendo da quantidade de anticorpo presente no sistema imunológico do paciente alguns exames podem ter resultados distintos”, pontua o biomédico do laboratório Covid, Felipe Santos.

O biomédico explica ainda que essa diferença nos resultados pode ter várias causas, entre elas, a sensibilidade do teste, a quantidade de anticorpo presente no organismo do paciente e o tempo de infecção no sistema imunológico. “Nós pacientes assintomáticos não conseguimos identificar o dia do início da infecção justamente pela ausência de sintomas por isso existe essa variação dentro dessas condicionantes”.

O Laboratório Covid iniciou os atendimentos dia 25 de agosto. Já a unidade móvel montada na van iniciou dia 28. Desde então, o serviço de testagem para assintomáticos é ofertado de segunda a sábado, das 7h às 22h, no prédio da FAB, e na van de segunda a sexta.

Para realizar o teste é necessária a apresentação de um documento de identificação com foto. O laboratório funcionará no prédio da antiga Farmácia Popular, na Avenida FAB. Quanto às pessoas que apresentam sintomas da doença, devem procurar uma das 4 unidades de saúde de referência no atendimento aos casos suspeitos de Covid-19 (Lélio Silva, Álvaro Correa, Marabaixo e Santa Inês), para que seja avaliado pelo médico.

O atendimento na unidade móvel está ocorrendo ao lado do Teatro das Bacabeiras, às sextas e sábados, das 8h às 17h. A testagem é exclusiva para pessoas assintomáticas, que não apresentam qualquer sinal ou sintoma da doença. “Essa é uma forma de identificar os pacientes que estão assintomáticos e retirar de circulação para diminuir o contágio da doença. Dessa forma, nós ampliamos a testagem no município de Macapá”, destaca a secretária de Saúde, Gisela Cezimbra.

O exame que está sendo ofertado no laboratório é para a detecção do IGM. O exame é feito a partir da coleta de sangue em um frasco, para que a amostra seja processada em centrífuga de laboratório. Para os casos de pacientes positivos, os dados são cruzados com as informações do E-SUS e encaminhados para o exame sorológico. Se o paciente já apresentou os sintomas há mais de 15 dias, o caso é de vírus residual, ou seja, uma infecção tardia. Para os casos de pacientes que não passaram pelas UBS’s, o exame sorológico, que vai dizer se a infecção é aguda e o paciente ainda está em fase de transmissão.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Cássia Lima
Assessora de comunicação
Fotos: Cleito Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *