Lagosta e Vento d’Água são campeões do Torneio Verão de Futlama promovido pela Prefeitura de Macapá

No fim de semana aconteceu o Torneio Verão de Futlama, realizado pela Prefeitura de Macapá, em frente ao rio Amazonas, ao lado do Trapiche Eliezer Levy. Foram 16 times masculinos e 8 equipes femininas que se inscreveram. As eliminatórias ocorreram no sábado, 3, e domingo, 4. Ficando com o troféu de campeão o time Vento d’Água, no masculino; e Lagosta, equipe feminina.

A Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer, responsável pela organização do evento, montou duas arenas na frente da cidade, onde os times disputavam simultaneamente. Cada time pôde inscrever até 12 atletas. “Nosso time joga futebol de campo, tem pouco tempo que estamos jogando na lama. Mas viemos pela curtição e para garantir que o futebol feminino não pare”, disse Tatiana Santos, que sentiu dificuldade em jogar na lama.

Foi o primeiro torneio oficial da Arraia e logo conquistaram o segundo lugar. O time reúne colegas que moram na zona norte da cidade e treinam no campo do Lalau, no bairro Infraero. São 8 jogadoras, entre 16 e 40 anos.

O futebol está cada vez mais sendo inclusivo. Outro destaque do torneio foi o time masculino Sereia, formado por membros do movimento LGBTQIA+, que, além de jogarem bola, também buscam combater o preconceito. “Já enfrentamos muito preconceito, zombam da gente, mas quando estamos em campo a gente cala a boca de muitos”, destacou Bruno Picanço.

O time Sereia é formado por 17 jogadores e já estão no segundo ano de competição, são do bairro Pantanal. A ideia surgiu do amigo Kadu Alves, que gostava de bater uma bola e não se contentava em não ter um time LGBT. Para o vendedor Eble Campos, que parou para assistir aos jogos no sábado junto de seu colega de trabalho, disse que o nível do futebol estava muito bom. “O futlama é uma de nossas caraterísticas aqui do Amapá. Nesse cenário maravilhoso, dá até vontade de descer e jogar lá com eles”, disse.

A competição seguiu cumprindo todos os protocolos de segurança devido à pandemia. Os times campeões receberam troféu e a quantia de R$ 500,00 e os segundos colocados R$ 300,00, e kit esportivo com bolas. Para a coordenadora municipal de Esporte e Lazer, Naldima Flexa, o torneio foi um grande sucesso para o esporte. “O futlama é um dos nossos esportes mais tucuju. Ficamos felizes em poder realizar o torneio, trabalhamos para garantir a segurança e respeitar os cuidados com todos os atletas, equipe técnica e as pessoas que pararam para assistir. Estamos buscando dar apoio a todas as atividades esportivas, de acordo com o protocolo”, ressaltou.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Pérola Pedrosa
Assessora de comunicação
Fotos: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *