LAGUINHO: MARABAIXO PARA HOMENAGEAR SÃO JOSÉ


O padroeiro de Macapá, São José, recebe homenagens dos festeiros mais tradicionais da cidade. O Grupo Raimundo Ladislau, do Laguinho, manifesta sua fé no dia 19, consagrado ao santo, com uma homenagem típica do bairro. Uma grande rodada de marabaixo na casa da Tia Biló vai reunir católicos e pessoas que curtem o ritmo da dança. Danniela Ramos, organizadora da festa, explica que o grupo vai demonstrar a fé no padroeiro com a tradição amapaense do marabaixo e que tem como santos de devoção Santíssima Trindade e Divino Espírito Santo, mas que também são devotos de São José.

Segundo Danniela, que é neta de Tia Biló, São José tem direito a homenagens de dimensões proporcionais à sua importância para a vida de católicos de Macapá e merece ter a manifestação da maior expressão cultural do Amapá, que é o marabaixo. “É importante festejarmos nosso santo protetor de todas as formas possíveis e dignas. Temos que valorizar o que é nosso a agregar à devoção nossas tradições. Vamos dar à São José a mesma dimensão da padroeira da Amazônia, Nossa Senhora de Nazaré. Não se trata de competição, mas de valorização do que é nosso”, justifica Danniela.

Para ela, o santo é o símbolo de nossa fé e exemplifica. “A igreja de São José é o principal marco religioso da história de Macapá, como homenagem, muitos amapaenses se chamam José, são inúmeros os estabelecimentos denominados assim, a imagem dele é cartão postal no meio do rio do Amazonas. Ele faz parte da nossa história, por isso é normal que as novas gerações tenham interesse e demonstrem sua fé unindo o religioso à tradição e ao lúdico”, fala Danniela. Ela lembra que, no início da colonização de Macapá, o marabaixo era dançado em frente à Igreja de São José, no centro da cidade.

Na casa da Tia Biló às homenagens iniciam às 17:00, com o tradicional marabaixo do Laguinho do Grupo Raimundo Ladislau e participação dos grupos de Torrão do Matapi e Maruanum. Será distribuído caldo e gengibirra para os participantes. Meia-noite encerra a festa. A programação oficial em homenagem ao santo, realizada pela Igreja, inicia na manhã do mesmo dia com missa, carreata e procissão.

SERVIÇO:
Marabaixo em Homenagem ao padroeiro São José
DATA: 19 de março
HORA: de 17 às 00:00
LOCAL: Casa da Tia Biló. Av: Eliezer Levy, entre Mãe Luzia e Nações Unidas, Laguinho.

Mariléia Maciel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *