Lançado Programa Macapá Mais Viva

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, lançou nesta terça-feira, 5, no distrito do Coração, o Macapá Mais Viva, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). O programa, que faz parte do Plano Municipal de Arborização Urbana de Macapá, consiste no plantio de árvores na área urbana da capital, que nos últimos anos já plantou e fez a doação de mais de 2 mil mudas pela cidade.

“Esperamos, ao longo dos anos, aumentar ainda mais esses números. Lançamos hoje o programa, mas, durante a semana, fizemos um trabalho de conscientização dos moradores do distrito para que possam aderir essas mudas e nos ajudar a preservá-las”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Márcio Pimentel. Durante a programação, que contou com a participação de alunos e professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Goiás, foi feito o plantio de diversas espécies de plantas na praça do distrito do Coração e na área interna da instituição de ensino, onde os alunos, por meio do programa Guardiões Ambientais, já desenvolvem atividades na área.

O diretor da Escola Goiás, Belcivaldo Pimentel, destacou os projetos desenvolvidos com os alunos. “Há pelo menos 6 anos já desenvolvemos projetos ambientais com os nossos alunos, e com o apoio da prefeitura, que tem sido essencial nessa tarefa. Temos conseguido avançar muito mais nesse sentido, com atividades educativas e, principalmente, de conscientização e preservação ambiental, promovendo o envolvimento cada vez maior dos nossos alunos nessa atividade, a exemplo da criação do nosso canteiro sustentável, na área interna da escola”.

Como parte do Plano de Arborização, desde 2017, a prefeitura realizou o plantio e doação de cerca de 2 mil mudas de árvores, como ipês, oiti, pau-brasil, além de espécies frutíferas como jaca, caju, ingá, goiaba, entre outras. No distrito do Coração, o Município realizou o plantio de cerca de 600 mudas de árvores. A ideia é que até 2020 a prefeitura plante 6 mil árvores em toda a capital. “Essa atividade marca um processo do nosso Plano de Arborização, que está sendo feito tanto com a doação de mudas e também com o plantio de espécies adequada à nossa região, ao nosso clima, e de fácil cuidado. Viemos aqui hoje, além de lançar o Corredor Ecológico, participar do início do plantio das mudas e prestigiar os trabalhos desenvolvidos com os alunos da Escola Goiás”, destacou o prefeito.

Estiveram presentes na solenidade a representante do Tribunal de Justiça do Amapá, Nazaré Coelho; o capitão Magalhães, representando o Comando da Polícia Militar; a secretária municipal de Educação, Sandra Casemiro; representando a Promotoria do Meio Ambiente do Município, Alcione Cavalcante; o presidente estadual da União Brasileira dos Municípios, Alandir Cavalcante; o presidente da União Brasileira dos Municípios, Leo Santana e o agente distrital do Coração, Raimundo Nonato.

Karla Marques
Assessora de comunicação/PMM
Fotos: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *