Lançamento da Antologia Poética: “A beleza de ser negro”, na Ueap (com intervenção poética de Pat Andrade a Arílson Souza)

Nesta terça-feira (31), às 19h, no auditório da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), será lançado o Antologia Poética: “A beleza de ser negro, elevando a autoestima e a subjetividade do ser”. A obra, que tem como organizador o escritor Ivaldo Souza, conta com 20 autores. A proposta do livro  é, ´por meio da poesia, elevar a autoestima da população afrodescendente. O evento contará com intervenção poética de Patrícia Andrade e Arílson Souza.

A obra traz a composição poética de vários autores, que fazem do universo da poesia um veículo para ajudar a vencer o preconceito étnico-racial. O livro possui uma rica seleção poética com composições de vários escritores, favorecendo assim, seus esquemas mentais e contribuindo para a internalização de suas subjetividades.

O novo livro  traz informações científicas com base em pesquisas acadêmicas, cujo conteúdo vem mostrando como se desenvolvem e se manifestam as relações do preconceito étnico-racial em sala de aula. A obra enfatiza ainda os prejuízos que o preconceito pode trazer à vida das pessoas. Nela apresenta-se também uma visão religiosa e científica a respeito da igualdade entre os seres humanos e, além disso, como sugestão de combate ao preconceito, traz a poesia negra, recheada de informações que envolvem o combate ao preconceito étnico-racial.

De acordo com a lei, 11.645/08, todas as escolas devem recontar a história da população negra e mostrar o verdadeiro potencial, a verdadeira capacidade que temos em desenvolver nosso cognitivo, partindo desse pressuposto, selecionamos poemas que pudessem expressar toda a grandiosidade de ser negro.

“Precisamos sim nos preocupar em vencer o preconceito étnico-racial, sabemos que o preconceito pode afetar todo o desenvolvimento de uma pessoa, e a poesia é uma forma simples e prazerosa de ajudar nas construções da subjetividade do ser humano, assim digo: as palavras são armas poderosas capazes de mudar nossas ações, nossos esquemas mentais, nossa autoestima e nossas emoções subjetivas”, ressalta o organizador da Antologia.

Apoio

Esta obra é formada pela junção de outros livros já publicados pelo autor – As relações étnico-raciais em sala de aula, Preconceito e discriminação racial e Afrologia tucuju – uma espécie de reedição atualizada com informações inéditas. O livro conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura. A publicação foi selecionada e financiada pelo edital 003/2020 – SECULT CARLOS LIMA “SEU PORTUGA”, da Lei Aldir Blanc 14.17/2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *