Lançamento de livro marca conclusão de projeto social do Rotary Club Macapá em parceria com prefeitura

Foi lançado na última segunda-feira, 21, o livro “O uso de metodologias ativas e a postura de professor coach: caminho para uma práxis educacional inovadora na Amazônia”, produzido por meio da parceria entre Rotary Club e Prefeitura de Macapá. A obra marca a conclusão do projeto social Professor Coach do Rotary Club de Macapá, que capacitou professores da rede municipal de ensino, baseado em metodologias de ensino ativas, referência em ensino fundamental no mundo.

A obra é constituída por material didático pedagógico, que reúne os conteúdos abordados durante oficinas de formação realizadas em 2017 e 2018 por professores voluntários que cursaram a pós-graduação ofertada em 2015 pelo Rotary Club de Macapá. São compartilhados os dispositivos pedagógicos e de avaliação utilizados, planejamentos dos educadores, registros fotográficos das ações e produções. O objetivo é propagar as orientações e aprendizados durante o curso, que também proporcionou uma experiência de campo aos professores participantes, na própria Finlândia, em 2016.

“Foi um grande privilégio para o Rotary Club Macapá estar à frente desse projeto e termos oferecido aos professores do ensino fundamental essa pós-graduação em coach, e os projetos de continuidade 1 e 2, que culminou na publicação desse livro. Esta obra marca de maneira impecável este projeto, que foi desenvolvido por meio desta parceria e que trará como maior impacto para a educação a inserção das novas metodologias de leitura e escrita”, ressaltou a representante rotária do projeto Coach, Doutora Cristina Gradelha.

Além dos professores do ensino fundamental e de toda a gestão da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foram beneficiados diretamente mais de 4 mil crianças entre 10 e 12 anos, com o envolvimento do entorno escolar e a participação das famílias dos alunos. “Participar desse grandioso projeto provocou em mim o desejo de desconstruir algumas práticas educacionais e me fizeram repensar, enquanto educadora, professora, cada passo que eu quero dar em minhas aulas com os meus alunos”, disse Simone Almeida, professora e uma das autoras do livro.

Durante a cerimônia, foram entregues aos autores do livro (Agnaldo Silveira, Carla Antunes, Elisa Vales, Joyce Ferreira e Simone Almeida) e aos professores participantes do projeto um exemplar do livro, que contém os artigos produzidos durante as oficinas do projeto. Posteriormente, as escolas da rede municipal de Macapá também receberão seus exemplares.

O governador do distrito 4720, ano rotário 1920, Francisco Almeida, destacou a importância do projeto. “É um prazer poder ver a concretização desta grandiosa iniciativa. Vê os olhos da professora Simone, que está representado todos os professores brilhar ao falar desse aprendizado. Tenho certeza de que quando esses professores foram convidados a participar desse projeto não tinham a dimensão do que iriam encontrar, do conhecimento que iriam adquirir. Parabéns!”.

A secretária de Educação, Sandra Casimiro, agradeceu a parceria e parabenizou os professores. “Agradeço a parceria, a dedicação e o compromisso dos Rotarinos do Estado do Amapá e, principalmente, aos educadores do Município, que aceitaram o grande desafio de refletir e redimensionar o seu fazer pedagógico”.

O projeto foi realizado por meio de subsídio global, com contribuição da Embaixada Finlandesa no Brasil, do Rotary Finlândia/Estônia e Fundação Rotária, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). O livro “O Uso de Metodologias Ativas e a postura de Professor Coach: caminhos para uma práxis educacional inovadora na Amazônia” pode ser acessado tanto em exemplares físicos quanto via Ebook, pela Editora Navegando.

Karla Marques
Assessora de comunicação/Semed
Fotos: Nayana Magalhães

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *