Lançamento do livro Soja no Amapá. História, economia e meio ambiente

Hoje (13), às 19h, no Museu Sacaca, será lançado o livro “Soja no Amapá: história, economia e meio ambiente”, resultado das primeiras conclusões do grupo de pesquisas “Economia do Agronegócio no Amapá”, da UNIFAP, conduzidas pelos autores, os economistas Cláudia Chelala e Charles Chelala.

Em síntese, a obra analisa o recente processo de ingresso da soja no Estado do Amapá, destacando os entraves existentes para o desenvolvimento da atividade, bem como suas potencialidades que podem transformar a soja produzida no Amapá em uma das mais competitivas do país, além de proporcionar ao porto de Santana o status de importante entreposto de escoamento dos grãos produzidos em outras regiões.

O livro começa apresentando alguns dos momentos históricos da agricultura no Amapá e como a atividade se relacionou com os planos nacionais, avaliando a eficácia destas políticas públicas no Estado. Em seguida, são abordados os atrativos que propiciaram a introdução da cultura de grãos no cerrado amapaense, considerado como “última fronteira” da agricultura de escala no Brasil. Ali se destaca a importância da logística como o principal vetor da inclusão do Amapá no cenário global da soja, com a inclusão do Estado nas rotas de escoamento de grãos.

Os autores também se debruçam sobre fatores limitantes, que é denominado no livro como “imbróglio jurídico-institucional”, que impactam na legalização fundiária e no licenciamento ambiental no estado.

Nas suas partes conclusivas é demonstrada a escala da soja em relação à economia do estado e as esperadas perspectivas do segmento de transbordamentos para outros setores econômicos.

O prefácio é do renomado pesquisador Alfredo Homma, que destaca “este livro é um convite para projeções futuras, a partir do cenário histórico do Estado do Amapá desenhado pelos autores. O que vai acontecer com o cultivo da soja que sempre traz a reboque o cultivo do milho, no Estado do Amapá em 2030, 2040 e, assim sucessivamente?”

O livro “Soja no Amapá” é um desafio de tentar compreender, ao mesmo tempo em que ocorrem, os primeiros movimentos de um novo segmento econômico, prospectando os possíveis cenários decorrentes desta dinâmica.

Sobre os Autores:

Cláudia Chelala

Economista, Mestre em Desenvolvimento Sustentável (UnB), Doutora em Desenvolvimento Socioambiental (UFPA). Professora fundadora do Curso de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Amapá.

Charles Chelala

Economista, Mestre em Desenvolvimento Regional (Unifap). Professor do Curso de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Amapá. Analista de Orçamento e Planejamento do Governo do Estado do Amapá, Assessor Técnico do Senado Federal.

Serviço:

Soja no Amapá. História, economia e meio ambiente.
Data: 13/08/2019 (terça-feira) 19:00h
Local: Auditório do Museu Sacaca
Preço do exemplar: R$ 30,00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *