Lançamento literário fortalece a poesia em Laranjal do Jari: “Centelha” é o primeiro livro lançado pela Academia Laranjalense de Letras

O Município de Laranjal do Jari, no extremo sul do Estado, começa a despontar como celeiro de talento de poetas e escritores. Prova mais recente disso foi o lançamento do livro “Centelha – coletânea poética”, ocorrido no último dia 8 de agosto, no prédio da Câmara de Vereadores.

A obra reúne o trabalho de dez autores. Cada um trouxe poesias com temas variados, respeitando o estilo de cada um; por sinal, foram os próprios autores que custearam a publicação do próprio bolso.

Centelha, segundo descrevem seus escritores, “não é só um livro, mas, o mais puro sentimento poético de um povo que se dedica a arte e que se expressa através da escrita, semeando a cultura literária como um legado deixado de herança aos jovens estudantes e amantes da leitura”

A obra literária foi lançada pela Academia Laranjalense de Letras (ALL), entidade fundada em Laranjal do Jari no dia 26 de junho de 2003. A entidade tem o principal objetivo de apoiar o trabalho de escritores e poetas da região, incentivo à leitura e às artes de maneira geral.

O presidente da Academia, Edvaldo Casemiro Ferreira Pinheiro já tem um livro de autoria individual e participa em Centelha pela segunda vez de uma obra coletiva. Ele diz que o município tem grande potencial para a literatura e para as artes e que vislumbra o fortalecimento das manifestações artísticas em terras jarilenses.

“É sempre uma nova e única emoção, cada obra que nasce. Nosso município mostra que não deixa nada a desejar no que diz respeito a revelar artistas, em especial na literatura, na poesia. A Academia, há 16 anos, incentiva a leitura com eventos como bienais e feiras, mas este primeiro lançamento de um livro inaugura uma nova era no trabalho e na missão da entidade”, declara Edvaldo.

O livro teve uma tiragem reduzida e foi distribuída apenas aos convidados da cerimônia de lançamento. No entanto, Edvaldo Casemiro diz que espera conseguir apoio, inclusive do poder público, para imprimir mais exemplares para comercialização.

Porém, o presidente ainda adianta que outros lançamentos e eventos literários devem acontecer ainda este ano.

Serviço:

Obra: “Centelha – coletânea poética”
Autores: José Ribamar trindade, Joel Gomes da Silva, Franciscley Reis da Silva, Cláudio de Almeida Silva, Helomar de Assis Gama, Edvaldo Casemiro Ferreira pinheiro, Ana Goretti de Lima da Silva, Francisco Ivan Lopes, Gilmar Queiroz e José Caetano.
Academia Laranjalense de Letras. Presidente: Edvaldo Casemiro
Contatos: (96) 99102-3678
[email protected]

Texto: Gabriel Penha
Fotos: Divulgação/ALL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *