Lei Aldir Blanc: Secult/AP anuncia resultado preliminar do “Prêmio Mauro Guilherme” #SecultAmapa #LeiAldirBlancAP

A Secretaria de Estado da Cultura do Amapá (Secult/AP) divulgou, na noite da última terça-feira (21), a relação preliminar do “Prêmio Mauro Guilherme”, que tem o objetivo de fomentar a cadeia produtiva formada por artistas, produtores e demais trabalhadores da cultura local. Os fazedores de cultura concorrem a mais de R$ 2 milhões em premiação, ofertados pela Lei Aldir Blanc.

A Secult/AP informa, ainda, que o resultado final dos classificados no “Prêmio Mauro Guilherme” (Edital 002/2021 da Lei Aldir Blanc) neste sábado, 25 de dezembro. Em virtude do grande número de inscrições e a necessidade desta Secult/AP, finalizar a contratação dos profissionais que fizeram as análises dos portfólios das propostas inscritas, resultou na demora da finalização deste trabalho. Após a análise de recursos, a lista final de propostas contempladas será anunciada.

Mais de mil profissionais se inscreveram. O documento selecionou, ao todo, 385 projetos e é conduzido pela Secult/AP, que já realizou outros processos de premiação com recursos oriundos da lei para fomentar a cultura no estado durante 2020.

Foto: Maksuel Martins

Foram  apresentadas propostas nas categorias:

– Multilinguagens;
– Cultura Popular/Folguedos juninos;
– Cultura Gospel;
– Música Autoral;
– Multilinguagens/Novos talentos (voltados para artistas em início de trajetória artística com idade entre 18 e 29 anos).

Acesse aqui a lista de propostas pré-classificadas: https://drive.google.com/file/d/1TXI2O1ApeUDCrCy-keo0eYjSfajCgPON/view

Foto: Maksuel Martins

O secretário da pasta, Evandro Milhomen, garantiu que a Secult/AP trabalha para ofertar sempre o melhor atendimento aos trabalhadores  da cultura.

“Houve uma exigência básica que é quatro anos de atividade cultural, menos os novos talentos, e nós temos uma curadoria formada por professores da Universidade Federal do Amapá.  Trabalhamos um edital que contempla os segmentos artísticos com o intuito de atender a necessidade dos fazedores de cultura e continuar movimentando economicamente o setor cultural, tendo em vista que a crise sanitária ainda afeta o público artista”, frisou Evandro Milhomen.

Promotor Mauro Guilherme

Mauro Guilherme foi promotor de justiça, escritor, poeta e nasceu no interior do Pará. Juntamente à carreira de membro do MP-AP, Mauro Guilherme também contribuiu para o desenvolvimento da arte. Por meio de sua atuação como músico e escritor publicou diversas obras que mereceram destaque no meio literário do Amapá, dentre elas: “Reflexões Poéticas” (1998); “Humanidade Incendiada” (poemas 2003); “Destino” (romance 2007); além da recente coautoria no livro de crônicas intitulado “Cronistas na Linha do Equador”. Era cidadão amapaense, com título concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, em 1997.

Vítima da covid-19, Mauro Guilherme partiu, em 4 de maio de 2021, deixando amigos, família e a instituição que tanto se dedicou, nos quase 30 anos de trabalho.

Mais 300 premiações posteriormente

A Secretaria de Estado da Cultura informa ainda que premiará mais de 300 propostas com o saldo dos recursos remanescentes do ano de 2020 e assim finalizar a fase de editais da Lei Emergencial para o setor cultural no âmbito do Estado do Amapá.

Mais informações no site www.secult.ap.gov.br ou pelo whatsapp (96) 98808-0736 .

Secretaria de Estado da Cultura do Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *