Lei Aldir Blanc: Secult/AP informa datas dos resultados parcial e final para o “Prêmio Mauro Guilherme”  #SecultAmapa #LeiAldirBlancAP

A Secretaria de Estado da Cultura do Amapá (Secult/AP) informa que serão divulgados os resultados parcial e final do “Prêmio Mauro Guilherme” (Edital 002/2021 da Lei Aldir Blanc) nos dias 12 e 17 de dezembro próximos, respectivamente. As inscrições para o Prêmio encerraram às 23h59 do dia 25 de novembro de 2021. As propostas foram inscritas exclusivamente pelo e-mail oficial da instituição: [email protected].

Mais de mil profissionais se inscreveram e a quantidade elevada de propostas necessitou de mais tempo para uma análise técnica e justa das mesmas antes da divulgação dos trabalhos contemplados.

Foto: Maksuel Martins

O documento seleciona, ao todo, 385 projetos e é conduzido pela Secult/AP, que já realizou outros processos de premiação com recursos oriundos da lei para fomentar a cultura no estado durante 2020. O  objetivo do Prêmio Mauro Guilherme é fomentar a cadeia produtiva  formada por artistas, produtores e demais trabalhadores da cultura local. Os fazedores de cultura concorrem a mais de R$ 2 milhões em premiação, ofertados pela Lei.

Foram  apresentadas propostas nas categorias:

– Multilinguagens;
– Cultura Popular/Folguedos juninos;
– Cultura Gospel;
– Música Autoral;
– Multilinguagens/Novos talentos (voltados para artistas em início de trajetória artística com idade entre 18 e 29 anos).

Acesse aqui a lista de propostas apresentadas: https://drive.google.com/file/d/1G-fpLXUbIxJwhRsPgIVUgueDW15-vvfX/view

Titular da Secult, Evandro Milhomen – Foto: Maksuel Martins/Secom

De acordo com o secretário da pasta, Evandro Milhomen, todos os segmentos culturais do estado serão atendidos e garantiu que a Secult/AP trabalha para ofertar sempre o melhor atendimento aos trabalhadores  da cultura.

“Houve uma exigência básica que é quatro anos de atividade cultural, menos os novos talentos, e nós temos uma curadoria formada por professor da Universidade Federal do Amapá. Estamos trabalhando um edital que contempla os segmentos artísticos com o intuito de atender a necessidade dos fazedores de cultura e continuar movimentando economicamente o setor cultural, tendo em vista que a crise sanitária ainda afeta o público artista”, frisou Evandro Milhomen.

Mauro Guilherme – Foto: arquivo do escritor

Promotor Mauro Guilherme

Mauro Guilherme foi promotor de justiça, escritor, poeta e nasceu no interior do Pará. Juntamente à carreira de membro do MP-AP, Mauro Guilherme também contribuiu para o desenvolvimento da arte. Por meio de sua atuação como músico e escritor publicou diversas obras que mereceram destaque no meio literário do Amapá, dentre elas: “Reflexões Poéticas” (1998); “Humanidade Incendiada” (poemas 2003); “Destino” (romance 2007); além da recente coautoria no livro de crônicas intitulado “Cronistas na Linha do Equador”.

Era cidadão amapaense, com título concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, em 1997. Vítima da covid-19, Mauro Guilherme partiu, em 4 de maio de 2021, deixando amigos, família e a instituição que tanto se dedicou, nos quase 30 anos de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *