LENDAS À TONA – Resenha de Fernando Canto sobre o livro UMA AVENTURA NO BAILIQUE (da escritora Decleoma Lobato Pereira)

Por Fernando Canto

Sobre o livro Entre mãe-do-mato, cobra grande, botos e “mocós”: UMA AVENTURA NO BAILIQUE, de Decleoma Lobato Pereira. Macapá, Confraria Tucuju, 2005 (1ª edição esgotada).

A forma que Decleoma Lobato usou para transmitir os conhecimentos de suas pesquisas às crianças e adolescentes neste seu primeiro livro me parece um instrumento pedagógico de extraordinária eficácia. A personagem narradora, na sua curiosidade infantil, tateia um mundo sempre novo, cava descobrimento e se vislumbra com os acontecimentos e fazeres da região do Bailique (que aqui representa todo um arcabouço cultural amazônico), ouvindo narrativas, observando fatos e aprendendo coisas, que só estando lá, no meio daquelas longínquas comunidades, é possível.

Os conselhos dos mais velhos sobre as brincadeiras dentro d’água procedem, embora uma vez nela as crianças não queiram mais sair. Falam dos perigos dos afogamentos, dos animais ferozes e das atrações dos encantados que porventura habitam aquelas águas.

O trabalho das mulheres e homens da região é valorizado em seus menores detalhes, bem como a transformação sistemática destes fazeres, visto a introdução de novos tecnologias e novas ferramentas que facilitam seus trabalhos.

Coisas pessoais, jeitos de aproveitar a natureza, informações sobre escolas e uma expectativa em relação ao sistema de educação…, tudo perpassa pelos olhos da personagem, que também narra os conhecimentos atávicos dos habitantes locais sobre sua medicina, sobre lendas que vêm à superfície para enriquecer mais ainda a nossa cultura popular.

Tudo neste belo livro tem a leveza de um balé, balé líquido, diria, das ondas que levam e trazem os encantos sob a música do vento e o aplauso dos açaizais iluminados pelo sol oceânico do Amapá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *