Leva Ciência: MP-AP apoia evento de incentivo à pesquisa nas escolas e universidades

Em parceria com a Promotoria de Meio Ambiente de Macapá, o Instituto Nacional Leva Ciência: Diversidade e Transformação Social (INALC) realiza nos dias 20 e 21 de setembro, o II Espaço Leva Ciência, programação para comemorar os quatro anos de ações voluntárias da instituição. O INALC tem como objetivo popularizar a iniciação científica nas escolas e universidades, através de palestras, workshops e mentorias. O evento é voltado para estudantes e acadêmicos, e terá a palestra da embaixadora da Organização das Nações Unidas (ONU), Suzana Sakamoto, do superintendente da Embrapa/AP, Nagib Melém, e do físico Nicolas Otávio, do Observatório Nacional de Astronomia.

No dia 20 de setembro a programação inicia às 10h, com a palestra “Tecnologias para o Desenvolvimento”, de Nagib Melém, no AmazonCoworking; e às 16h, no auditório do Complexo Cidadão Zona Norte, haverá a palestra “Astronomia: Desafios e Possibilidades”, com Nicolas Otávio. No dia seguinte, 21, a embaixadora brasileira da Assembleia da Juventude, Suzana Sakamoto, ministra a palestra “Papel da Juventude no Desenvolvimento Sustentável”, a partir das 16h, que irá abordar o que está em andamento na esfera dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), pautados na Agenda 2030.

O INALC é presidido pela professora Daniele Brito, e utiliza a ciência como instrumento de transformação social e educacional de jovens e crianças. São 30 voluntários, entre professores, especialistas, mestres, doutores e acadêmicos que fazem as ações nos estabelecimentos de educação, incentivando a produção científica, o protagonismo juvenil, promovendo o trabalho em equipe e despertando ações de respeito à diversidade, além de oportunizar o acesso ao mundo científico. O trabalho no Instituto está alinhado com o ODS, metas para o milênio estabelecidas pela ONU em 2000.

O Ministério Público do Amapá (MP-AP), através da Promotoria de Meio Ambiente, incentiva as boas práticas ambientais através de fomento de atividades, como a produção de hortas e ações de educação ambiental, que estimulam a pesquisa para preservação do meio ambiente. Para o promotor Marcelo Moreira, os projetos que o MP-AP apoia estão dentro dos objetivos do ODS. “Estamos juntos com o INALC na transformação de pensamentos e atitudes, por políticas ambientais de resultados, e mais crianças e jovens despertando para pesquisa e estudo voltados para a preservação do planeta e melhor qualidade de vida”.

O II Espaço Leva Ciência tem ainda o apoio da Embrapa/AP, Sebrae/AP e AmazonCoworking. Após a palestra do dia 20, “Astronomia: Desafios e Possibilidades”, com Nicolas Otávio, os ouvintes participam da observação do céu com telescópios, na praça do Complexo Cidadão Zona Norte, que tem a parceria do Grupo de Astronomia do Amapá.

SERVIÇO:

Mariléia Maciel – Assessora Operacional – CAOP/AMB
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *