Levante Feminista AP lança campanha estadual “Nem pense em me matar”

Com alta na taxa de feminicídios durante a pandemia surgiu a necessidade de uma campanha que lutasse contra o feminicídio. “Nem pense em me matar!” é uma fala, que nós, mulheres, afirmamos para construir esse movimento nacional suprapartidário e assim, massificar a ideia de que “Quem mata uma mulher mata a humanidade!” Sabemos que a pandemia deixou as mulheres mais vulneráveis à violência doméstica e a campanha busca, além da conscientização, a denúncia do agressor e a proteção da vida.

No ano de 2019, o AP foi 14º estado que menos denunciou a violência doméstica e ainda assim, os casos de feminicídio foram duas vezes maior em relação ao ano anterior, segundo a Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Mas o panorama imposto pela pandemia no Brasil faz com que os dados oficiais divirjam da realidade colocada.

A iniciativa da campanha é do Levante Feminista, uma frente nacional suprapartidária formada por mulheres de 24 estados da federação. São mulheres negras, indígenas, quilombolas, ribeirinhas, das águas, das florestas, antiproibicionistas, parlamentares, dos movimentos LBTQIA+ e de outros segmentos das organizações populares e da sociedade civil. No Amapá, o Levante Feminista tem uma formação bastante diversificada indo de organizações sociais à atuação individual pela defesa dos direitos das mulheres.

A campanha teve lançamento nacional no dia 25 de março e já pode ser considerada um marco histórico do movimento feminista no país, ao reunir mais de 360 coletivos e organizações para denunciar o aumento do assassinato de mulheres e cobrar ações efetivas do Estado contra os Feminicídios.

Construímos um manifesto de forma coletiva que pontua de forma contundente que a existência de uma “cultura de ódio” direcionada às mulheres brasileiras precisa chegar ao fim. Disponibilizamos também uma vaquinha virtual com objetivo de arrecadar os recursos que sustentarão as atividades da campanha. É preciso conter a matança de mulheres no país.

No Amapá estamos mobilizando mulheres de todos os municípios para adesão. O lançamento estadual contará com participações artísticas, apresentações de dados e discussões por uma agenda política de atuação pelo combate ao assassinato de mulheres por questão de gênero.

Serviço:

Lançamento estadual da Campanha “Nem pense em me matar”
Dia: 06/04 (terça-feira)
Hora: 19h
Local: Live pelo facebook na página do Levante Feminista AP
Manifesto “Nem pense em me matar”: http://www.change.org/levantefeminista2021
Vaquinha on-line: http://vaka.me/1930316

Contatos:

Alzira Nogueira – 99138-7549
Lídia Costa- 98117-5354
Heluana Quintas – 9 9109-9192
Joaquina Lino – 99144-6116
Sandra Cardoso – 99111-3286

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *