Liesap promove seminário A Arte de Julgar (texto da @gilvana_ap )


Um julgamento justo para a escolha da escola de samba campeã do Carnaval/2013 é o que pretende a Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) com a realização do Seminário “A Arte de Julgar” que iniciou na tarde desta quinta-feira, 17, no auditório do Sebrae. Candidatos a julgadores, carnavalescos e conselheiros das agremiações carnavalescas, além da diretoria de desfiles da Liga formam o público alvo do evento.

Os discursos de abertura do presidente da Liesap, Luiz Mota, do diretor superintendente do Sebrae/Ap, João Carlos Alvarenga, e do diretor de Carnaval da Liesap, Elton Jucá, foram unânimes em destacar a responsabilidade dos julgadores e a necessidade de serem justos nas suas avaliações. “O Seminário é para dar as informações necessárias para que os jurados possam ter critérios na hora de avaliar os desfiles”, disse o presidente da Liga.

O juiz Marconi Pimenta fez a palestra tema do evento, A Arte de Julgar, abordando os vários aspectos de um julgamento de maneira descontraída e bem humorada que agradou ao público presente. O carnavalesco Carlos Peru e o músico Miquéias Reis fizeram as palestras seguintes abordando os aspectos técnicos dos quesitos enredo e samba de enredo e bateria, respectivamente.

O seminário teve sequência nesta sexta-feira, 18, com a participação dos jornalistas Heraldo Almeida, compositor e coreógrafo, e Rostan Martins, doutor em Comunicação e Semiótica. Os quesitos abordados, respectivamente, foram Comissão de Frente e Fantasias, Alegorias e adereços. No sábado, Heraldo orienta sobre Mestre Sala e Porta Bandeira, Evolução e Harmonia.

A definição do júri para os desfiles deste ano será por etapas. A primeira foi a pré-seleção de 72 currículos dos candidatos, os quais foram convocados a participar do Seminário como critério obrigatório. No domingo, 20, o Conselho de Representantes das escolas na Liesap selecionam 54 currículos, sendo 6 por quesito, que irão para sorteio três dias antes do primeiro dia de desfiles.  Dos candidatos sorteados por quesito, 4 irão compor o corpo de jurados com os outros 2 ficando na suplência.

Os desfiles das escolas de samba filiadas à Liesap acontecem nos dias 8 e 9 de fevereiro, na av. Ivaldo Veras, no Sambódromo de Macapá.

Gilvana Santos
Ascom/Liesap
9113-3879/8121-6519

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *