Limpeza Urbana: Prefeitura de Macapá reforça que população deve ficar atenta quanto aos dias e horários da coleta de lixo

A Prefeitura de Macapá reforça a importância da população seguir o calendário da coleta de lixo domiciliar na cidade. O respeito aos dias e horários do recolhimento em cada bairro é fundamental para manter a cidade limpa. Para isso, a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana massifica a divulgação do cronograma, detalhando, inclusive, os horários nos quais o serviço é realizado em cada área.

“Quando alguém coloca o lixo fora do horário, os cães podem remexer os sacos, deixando tudo espalhado pelas calçadas. Com isso, a cidade fica feia, suja e exalando mau cheiro. Em alguns bairros, temos dificuldades para recolher porque as pessoas jogam o lixo de qualquer maneira. Às vezes, com sacos abertos, ou impróprios, que rasgam facilmente”, disse o secretário de Zelado Urbana, Carlos Alberto Oliveira.

Outra orientação que estamos repassando aos munícipes é quanto aos cuidados com o acondicionamento correto dos resíduos. É de extrema importância para evitar graves riscos à saúde da população e também problemas como o entupimento de bueiros (geralmente no centro da capital) e, consequentemente, alagamentos.

“A disponibilização desse cronograma faz parte da nossa campanha de educação ambiental desenvolvida pela prefeitura, como forma de conscientizar a população macapaense, no sentido de manter a cidade limpa e preservar o meio ambiente, evitando descarte inadequado do lixo”, concluiu o secretário.

A coleta domiciliar é feita diariamente em Macapá. Acompanhe o cronograma:

Coleta noturna, a partir das 19h:

* Segunda a sábado: Perpétuo Socorro, Laguinho, Pacoval, Central, Santa Rita, Alvorada, Trem, Buritizal, Beirol, Santa Inês e Conjuntos habitacionais: São José, Açucena, Mucajá e Macapaba, conjuntos residenciais ao longo da Rodovia Duca Serra e Jesus de Nazaré;

* Segundas, quartas e sextas-feiras: Jardim Equatorial e Conjunto Cabralzinho;

* Terças, quintas e sábados: Coração e Loteamento Platon.

Coleta diurna, a partir das 7h:

* Segundas, quartas e sextas-feiras: Fazendinha, Chefe Clodoaldo, Alfaville, Murici, Vale Verde, Barcellos II, Mônaco, Samarino, Jardim Oliveira, Pedrinhas, Araxá, Muca, conjunto Marco Zero, Nova Esperança, Cuba de Asfalto, Novo Buritizal, Congós, Laurindo Banha, Hospital de Base, Zerão, Universidade e Cidade Nova I e II, Conjunto da Embrapa;

* Terças, quintas e sábados: Pantanal, Renascer II, Vitória do Renascer, São Lázaro, Renascer I, Jardim Felicidade I e II, Novo Horizonte, Lago da Vaca, Boné Azul, São José, Sol Nascente, Ipê, Curiaú, Infraero I e II, Ilha Mirim, Parque dos Buritis, Açaí, Palmares, Brasil Novo, Liberdade, Amazonas, Ramal do Azevedo, Res. Lagoa, Ramal do Goiabal, Marabaixo I, II e III, Res. Independência (Marabaixo IV) e Jardim América (Marabaixo).

No complexo Beira Rio, a coleta é feita cinco vezes ao dia, sendo a primeira à 1h e as demais às 7h, 12h, 15h e 18h. A coleta nas feiras e mercados da cidade ocorre de segunda a domingo.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Mônica Silva
Assessora de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *