Linguagem simples e eficaz: TJAP estreia quadro “Juridiquê” na rede social Instagram

Com o propósito de informar com melhor compreensão por parte da sociedade, a rede social Instagram (@tjap.oficial) do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) estreou, nesta sexta-feira (2), o quadro “Juridiquê”. A iniciativa, idealizada e executada pela equipe da Secretaria de Comunicação (Secom/TJAP), segue as diretrizes do Pacto Nacional pela Linguagem Simples (https://www.cnj.jus.br/gestao-da-justica/acessibilidade-e-inclusao/pacto-nacional-do-judiciario-pela-linguagem-simples/), lançado em dezembro de 2023, pelo Conselho Nacional de 2024. A nova iniciativa, que irá ao ar quinzenalmente, visa noticiar as ações do Poder Judiciário com inovação, publicações de vídeos simplificados e ainda mais clareza. A ação inovadora facilitará a forma de escrita tradicional entre os operadores do Direito.

A secretária de comunicação do TJAP, jornalista Bernadeth Farias, enfatizou que o quadro Juridiquê tem o propósito de reconhecer e estimular, em todos os segmentos da Justiça e em todos os graus de jurisdição, o uso de linguagem direta e compreensível a todos os cidadãos na produção das decisões judiciais e na comunicação geral com a sociedade.

“O Juridiquê trata de termos jurídicos explicados de forma descomplicada. O quadro surge como uma resposta à necessidade de tornar o universo jurídico mais próximo da população. A linguagem clara e simples é uma ferramenta essencial para a promoção da transparência e para que todos compreendam seus direitos e deveres. Com isso, pretendemos fazer da comunicação da Justiça do Amapá mais inclusiva, transparente e acessível”, comentou a titular da Secom/TJAP.

O colaborador Hugo Reis, jornalista e integrante do Núcleo de redes sociais da Secom/TJAP, explicou que o ‘Juridiquê’, faz parte de uma estratégia de comunicação com recursos visuais, como imagens e vídeos e publicação de conteúdos que envolvam o público, sempre com foco na informação correta e simplificada dos mais de 27 mil seguidores do Instagram do TJAP.

“Nossa equipe estudou formas e elementos para informar de maneira simples e leve. Além disso, acompanhamos o feedback das postagens para melhorar sempre e manter o interesse da sociedade em visitar o Instagram do TJAP. A proposta do “Juridiquê” é abordar temas jurídicos relevantes de forma didática e descontraída. Esperamos que o novo quadro tenha bom engajamento e aceitação, pois trabalhamos muito para registrar o cotidiano do Poder Judiciário de uma forma simplificada”, detalhou Hugo Reis.

– Macapá, 2 de fevereiro de 2024 –

Secretaria de Comunicação do TJAP
Texto: Elton Tavares
Arte: Amanda Diniz
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *