“Literatura das Pedras: a Fortaleza de São José de Macapá como lócus das Identidades Amapaenses”, o novo livro de Fernando Canto

O sociólogo, poeta, compositor e escritor Fernando Canto lançou, nesta quarta-feira (30), na Universidade Federal do Amapá (Unifap), o livro “Literatura das Pedras: a Fortaleza de São José de Macapá como lócus das Identidades Amapaenses”.

O Lançamento aconteceu no final do seminário “Macapá como desafio sociológico”, no prédio Aranha, na Unifap. Na oportunidade, mais nove obras foram lançadas com diferentes temáticas, mas também por doutores como Fernando Canto.

De acordo com o autor, Literatura das Pedras é um estudo sociológico sobre a maior fortificação da América Latina e também a continuação de sua tese de Mestrado em Desenvolvimento Regional.

A obra detalha quatro fases: a construção da Fortaleza; a instalação do governo no então Território Federal do Amapá; a Ditadura Militar por aqui e a redemocratização neste lado do Rio Amazonas.

Ao todo, Fernando Canto possui 17 obras publicadas. O escritor é estudioso observador do seu mundo. Ou seja, do nosso mundo. Além de ser contista, poeta e cronista brilhante, também é um detalhista da memória, comportamento e cenários do Amapá. O cara é genial mesmo.

Já disse e repito, ele é um dos meus heróis nesse lance de escrever e muito me honra ser seu amigo. Logo lerei Literatura das Pedras, pois o livro promete, mas as obras de Fernando sempre cumprem a promessa de nos fazer viajar no tempo ou na imaginação. Meus parabéns e sucesso ao querido Canto.

Fale de sua aldeia e estará falando do mundo” – Leon Tolstoi.

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *