LIVRO FÍSICO X E-BOOK – Por Lorena Queiroz – @LorenaadvLorena

Foto encontrada no site Livro do Livro.

Por Lorena Queiroz

Um dia me perguntaram porque eu prefiro livros físicos aos e-books, como Kindle. É muito, muito mais prático e barato. Eu estava agora olhando para minha estante e tive certeza do porque eu gosto tanto deles. Percebi que em cada livro tem um recado meu. Por exemplo, nos livros que necessitam uma atenção maior, como Ascensão e queda do império Otomano, eu anotei complementos de outras pesquisas.

Coisas que eu ia colhendo na internet à medida que a leitura avançava. Fiz a mesma coisa em O peso da responsabilidade, do Tony Judt e Na contramão da liberdade, do Snyder e em muitos outros. Em todos estes livros minhas filhas vão encontrar rabiscos e rodapés. Os destaques e anotações que eu inseri pensando nelas. E elas também vão saber que os livros em que eu não fiz isso, são justamente os que eu gostava tanto que não tive a coragem de macular. É a minha herança pra elas e pra quem mais for lê–los depois de mim.

Cada livro lido faz parte das nossas vidas. A gente sempre leva um pouco de cada história para universos criados dentro de nós. Montamos cada um uma coisa única para si. A existência dos livros, para mim, é a exemplificação da eternidade. As histórias nunca acabam, pois vai sempre ter alguém em algum lugar, recomeçando.

* Lorena Queiroz é advogada, amante de Literatura e devoradora compulsiva de livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *