Livros de Auto ajuda!


Livros de Auto ajuda!Eu queria saber quem inventou essa classificação!Na boa, auto ajuda é um processo meu! O que penso que acontece é que imbuídos pela postura cientificista de alguns sujeitos que utilizam essa nomenclatura para desclassificar os conteúdos desse tipo de obra.

Eu costumo ler alguns desses livros e outro dia uma amiga me perguntou: “mas isso não é auto ajuda?” Eu disse que não! Pra mim são leituras que alguns autores fazem de princípios filosóficos clássicos que está a disposição de todos. Se são interpretações pobres ou EU não concordo com essa ou aquela forma de colocar as idéias, eu tenho todo direito. mas classificar de auto
ajuda é dose!

Lembrei da história de Lutero, quando traduziu a Biblia para sua língua. Até hoje se discute a questão das várias interpretações deste livro por causa dessa “facilidade”. Pra mim, são apenas meias verdades, assim como o cientificismo também se vale do posto de “dizer a verdade”, por que não um sujeito comum que assim como o cientista também tem interesses econômicos?!!!

Pra agradar a todos eu falo sobre a importância de referenciar o nosso ponto de vista. De que paradigma eu falo? Quais posturas eu tomo como verdadeiras para propagar uma verdade? Dai tudo tranquilo. O problema surge quando queremos IMPOR verdades e modelos de pensamento aos outros e ainda por cima os tachamos como indolentes, senso comum, sem base cientifica. Putz, se na própria ciência, na academia, existem as divergências de pensamento. 

Há aqueles que provam que Deus não existe e os que provam que ele existe! Quem está certo? O detalhe é que não preciso falar SÒ de um ponto de vista!

Bem, eu é que não estou. Essa é apenas uma das minhas verdades de passagem, pois enquanto viver quero continuar sendo “uma metamorfose ambulante” e não ter certeza de nada! “Só sei que nada sei” (eita porra, agora eu reproduzi um monte! Bem vindo à contradição humana! Rs)

Janisse Carvalho, psicóloga e professora universitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *