“Lugar de lixo é no lixo, não nas ruas e nem nos rios”: TJAP promove Ação de Sensibilização Ambiental em Macapá

Com o tema “Lugar de lixo é no lixo, não nas ruas e nem nos rios”, o Núcleo de Gestão Socioambiental do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), promoveu, na segunda-feira (5), uma Ação de Sensibilização Ambiental na Orla do Santa Inês, em Macapá. A iniciativa, que contou com a participação de magistrados, servidores e colaboradores, teve ainda a parceria da Secretaria de Zeladoria Urbana de Macapá e do Batalhão Ambiental. A ação foi realizada com o objetivo de promover a conscientização e mobilização da comunidade na preservação do Meio Ambiente.

“Estamos aqui engajados no sentido de conscientizar quanto à preservação do meio ambiente. Cada um deve fazer sua parte para preservar a natureza. Na nossa gestão o baluarte é a implementação das políticas públicas e a preservação do meio ambiente é uma delas”, explicou o presidente do TJAP, desembargador Adão Carvalho.

O evento foi alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. Na ocasião ainda foi realizada a distribuição de sacolinhas biodegradáveis para coleta de lixo, bem como de mudas de plantas ornamentais.

“Mais uma ação do Tribunal de Justiça em atendimento à Resolução nº 400 do CNJ, que traz medidas de sustentabilidade para incluir a sociedade. É importante esse estreitamento entre a população e o Tribunal”, ressaltou a juíza auxiliar da presidência Marina Lustosa.

Com a iniciativa, realizada em frente à Escola Estadual Santa Inês, o Poder Judiciário visou ainda chamar a atenção da população para os problemas ambientais e os impactos causados pelo descarte incorreto de lixo.

“Esta ação serve para mostrar as pessoas de maneira em geral que não devemos jogar o lixo nas ruas. Sendo assim, vamos abordar as pessoas que passarem por aqui para conscientizar que lugar de lixo é no lixo, por isso vamos entregar uma sacolinha e mudas de plantas”, disse a magistrada Alaíde de Paula.

Dezenas de cidadãos participaram da iniciativa.

“O TJAP tem feito um trabalho fantástico neste sentido de uma política sustentável e o município de Macapá está junto apoiando essa ação coerente”, ressaltou o Secretário da Zeladoria de Macapá, Nelson Freitas.

Mais sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia do Meio Ambiente foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), no ano de 1972, durante abertura da Conferência de Estocolmo, na Suécia, em que o tema central foi o Ambiente Humano. O objetivo de criar uma data de alcance mundial foi de chamar atenção de todos os níveis da população para problemas ambientais futuros e necessidade de preservar recursos naturais, que na época, eram considerados em abundância e inesgotáveis.

– Macapá, 06 de junho de 2023 –

Secretaria de Comunicação do TJAP
Texto: Elton Tavares e Ivaldo Sousa
Fotos: Sérgio Silva
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *