Macapá 300 anos: prefeitura realiza primeiro congresso científico ao vivo pela internet que discute a capital no futuro

Na manhã desta quarta-feira, 9, por meio de uma Live, a Prefeitura de Macapá deu início ao 1° Congresso Científico Macapá 300 anos, abordando a Macapá de hoje e planejando a capital em uma visão futura para os próximos 40 anos. Ao todo, 58 artigos científicos serão apresentados até o dia 11 de dezembro por mais de 100 autores e coautores com diversos temas que ajudarão a planejar o município.

A ideia do projeto “Macapá 300 Anos” surgiu com os 260 anos da cidade, pensando na projeção de como, nos próximos 40 anos, as melhorias poderão ser aplicadas de forma planejada. “Nós queremos planejar como será a Macapá que queremos no futuro. Por isso, chamamos a sociedade para contribuir, por meio de artigos científicos. Esta base e estudos de pesquisadores serão importantes para que os próximos prefeitos possam pôr em prática uma cidade planejada, com melhorias que devem ser aplicadas agora e nos demais anos que virão”, informou o prefeito de Macapá, Clécio Luís.

Ao todo, 58 artigos científicos foram aprovados para o congresso, com temas diversos como combate à violência, educação, diversidade, religiosidade, cultura, saúde e temas atuais como a pandemia de Covid-19. “Todos os artigos científicos se tornarão um capítulo em obras que serão publicadas pela editora do Senado Federal, articulação possível por meio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para que os artigos se tornem livros. As pesquisas irão contribuir com futuras pesquisas de outros cientistas e pesquisadores, ajudando a planejar a cidade que queremos e sonhamos”, ensejou o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia da Informação e coordenador geral do Congresso Macapá 300 anos, Paulo Mendes.

A Live também contou com a participação da presidente da Comissão Científica do Congresso Macapá 300 anos, Adirleide Greice Carmo de Souza. “Como pesquisadora e professora, percebo que este é um evento inédito no estado e até mesmo no Brasil. As informações que serão debatidas nestes três dias serão uma contribuição para toda a sociedade, para quem quer conhecer Macapá, tendo estudos científicos sobre a capital. Mais de 100 autores e coautores fazem parte deste projeto que deixará informações para futuros pesquisadores e para que os próximos prefeitos possam dar continuidade ao programa de planejar a Macapá do futuro”, declarou a presidente da comissão.

Inscrições para certificação

O 1° Congresso Científico Macapá 300 anos poderá ser acessado de forma gratuita e virtual pelo canal da Prefeitura de Macapá no Youtube. O congresso já conta, atualmente, com 505 inscritos que irão acompanhar o evento. Aos acadêmicos, será fornecido um certificado de 24 horas de participação que poderá ser utilizado no currículo acadêmico. Para se inscrever, os interessados devem acessar a página do Congresso Macapá 300 anos: http://300anos.macapa.br/congresso.

O congresso acontecerá de 9 a 11 de dezembro, em horário comercial, com a apresentação dos 58 artigos científicos pelos devidos autores e coautores das obras. No último dia de programação, será realizada uma Live pelas redes da Prefeitura de Macapá para a finalização e o balanço do evento.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Clauriana Costa
Assessora de comunicação
Fotos: Cleito Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *