Macapá: a terra do batuque e do marabaixo (Fique por dentro de dois projetos culturais da Universidade Federal do Amapá)

Ilustração do artista plástico amapaense Dekko. Sob o título “Macapá no Forte”

Por Luana Silveira

Macapá é a capital do Estado do Amapá, repleta de belezas naturais, de comidas típicas com gostos marcantes, povo hospitaleiro e de uma cultura muito forte. Solo tucuju povoado pela miscigenação de índios, negros e por pessoas de alma artística. Não é preciso conhecer muito a região para saber que a arte faz parte da construção da história dessa cidade. As rádios locais emanam as vozes dos cantores mais antigos aos mais atuais, de Osmar Júnior à João Amorim, de Patrícia Bastos à Deyse Pinheiro.

O professor do curso de pedagogia da Universidade Federal do Amapá, João Nascimento Borges Filho possui dois projetos de extensão dentro da UNIFAP e ambos com o mesmo propósito, de enaltecer e divulgar a produção musical amapaense. O primeiro deles é o programa radiofônico, transmitido em tempo real, intitulado “Especial MPA”, o qual convida aos estúdios da rádio universitária, músicos, cantores e compositores regionais visando à propagação de sua arte. E aproveitam o espaço para descrever suas experiências a partir do início de suas carreiras, até as histórias mais recentes vividas por eles.

Arte e comunidade acadêmica

Existe ainda o projeto confeccionado pelos acadêmicos do curso de Pedagogia em união com o professor João Borges, que acontece a cada dois meses no espaço cultural “Professor Nonato Leal”, nome designado em homenagem ao aclamado violonista amazônida. O objetivo principal da iniciativa é envolver a comunidade acadêmica com os mais variados segmentos artísticos, tendo em vista que muitas vezes os acadêmicos não detêm alto poder aquisitivo para frequentar eventos que possuem um custo um pouco mais alto. Sendo assim, a facilidade em encontrar um acontecimento cultural, que mescla ritmos amazônicos com a literatura, as artes plásticas e o teatro totalmente gratuito dentro da própria universidade, torna ainda mais acessível a cultura local.

A arte está atrelada às mais diversas manifestações exercidas pelo homem e pode variar de acordo com a sociedade, o idealizador do projeto afirma:

O pedagogo esclarece a importância da fomentação artística por parte do poder público, visando a realidade desfavorável dos artistas regionais, que utilizam do seu próprio dinheiro para custear a realização de solenidades festivas. “Ainda é muito incipiente essa contribuição, em função do legado e da importância que a arte tem para a formação cultural de um povo.”, esclarece o professor. Essa foi a nossa dica de hoje! Conheça mais e explore a cultura do nosso estado, tão rico e tão diverso! Aproveite!

Fonte: Blog Fica a Dica

https://ficadicaap.wixsite.com/ficaadicaamapa?fbclid=IwAR20BLtKuwGwLymrIDskLGMyR0T8PfLu2xOd38IgYq9SY3AcVdRWPLu3w7E

* Luana Silveira é acadêmica de jornalismo da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP é uma das sete editoras do Fica a Dica (Aliás, recomendamos este blog).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *