Macapá alcança 1º lugar pela segunda vez no ranking do Índice de Transparência Internacional Brasil da Covid-19 em Contratos Emergenciais

Macapá chegou em 1º lugar pela segunda vez entre as capitais brasileiras, com 99 pontos, no ranking do Índice de Transparência Internacional Brasil da Covid-19, realizado pela ONG Transparência Internacional (https://transparenciainternacional.org.br/ranking/). A ONG Transparência Internacional avaliou a qualidade dos dados e informações da Covid-19 dos portais de transparência dos 26 estados, Distrito Federal, das capitais e do Governo Federal, que trazem informações sobre contratações emergenciais, doações e medidas de estímulo econômico e proteção social.

A pesquisa foi realizada no período de 24 a 31 de agosto e divulgada nesta segunda-feira, 1º de setembro. O portal Transparência Covid-19 da Prefeitura de Macapá é coordenado pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria e pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia da Informação, e conta com várias informações sobre contratos emergenciais firmados, despesas, recursos recebidos, além de detalhar todo o processo, disponibilizando ao cidadão o download.

A Prefeitura de Macapá vem investindo na transparência, desde o início da gestão, e neste período de pandemia, disponibilizando ao público, além do Portal Transparência, o Painel Coronavírus, para o cidadão acompanhar os dados em relação à doença, com gráficos, índices de isolamento, boletim diário e índices dos bairros.

De acordo com o prefeito Clécio Luís, esse resultado é fruto de toda uma construção que iniciou em 2013, quando iniciou a gestão. A prefeitura tinha nota zero em transparência naquele período. “Tivemos que mudar a concepção e a cultura de manter a informação somente para a administração, que ainda não estava acostumada a dar informação de forma mais ampla, e tivemos que quebrar isso. Primeiro, fortalecemos a Controladoria e Corregedoria do Município. Investimos mais em ferramentas tecnológicas e em pesquisa, e melhoramos a divulgação de nossas contas e ações”, pontua.

“Este ano, transformamos a Controladoria em Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria, que nesse período de pandemia, tiveram juntos com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia da Informação e criaram um portal especial para Covid-19, tanto para as contratações emergenciais quanto para a divulgação de dados epidemiológicos. O resultado está vindo agora, estamos em primeiro lugar, em todas as medições. Hoje, Macapá é a capital mais transparente do Brasil”, destaca o prefeito.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Pérola Pedrosa
Assessora de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *