Macapá apresenta redução de casos de dengue e zica vírus

A capital do Amapá apresentou redução significativa de casos confirmados de dengue e zica vírus durante o primeiro semestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2016. Os dados foram apresentados pelo Programa Municipal de Combate à Dengue e mostram que as ações desenvolvidas pelo Município têm surtido efeito.

No primeiro semestre de 2017, foram confirmados 198 casos de dengue, enquanto no ano passado 580 pessoas contraíram a doença. No mesmo período foram registrados cinco casos de zica vírus, enquanto no primeiro semestre de 2016 foram 132 casos.

A diminuição de casos tem relação direta com as 140 mil visitas domiciliares feitas durante o período chuvoso, número bem superior no mesmo período de 2016. “A redução de casos confirmados das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é fruto das ações de combate que são feitas diariamente em todos os bairros e distritos de Macapá. É importante que durante o verão as pessoas continuem cuidando dos quintais, evitando o aparecimento de criadouros”, explica o diretor da Vigilância Ambiental, Josean Silva.

As visitas são essenciais para identificar, combater e eliminar os criadouros do mosquito, já que a maioria (53%) é encontrada no lixo doméstico, jogado em quintais, vasos de plantas e depósitos de água.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *