Macapá: Clécio Luís é o terceiro prefeito que mais cumpriu promessas no Brasil

O prefeito Clécio Luís finaliza sua gestão com a 3ª colocação no ranking de prefeitos que cumpriram suas promessas no Brasil (registrados na Justiça Eleitoral), levantamento divulgado nesta quinta-feira, 31, pelo portal de notícias G1. O levantamento avaliou todas as áreas da gestão e mostrou que 85,70 % dos compromissos assumidos oficialmente tinham sido cumpridos totalmente e parcialmente.

Foram 42 metas. Destas, cumpriu 69,05% totalmente, 16,66% cumpridas em parte. Ficando atrás apenas de Campo Grande (MG) e Curitiba (PR), que alcançaram 77,77 nas promessas totalmente cumpridas. Deixando Porto Alegre (RS), em 4º lugar e Fortaleza (CE) em quinto, o último lugar ficou com o prefeito do Rio de Janeiro, que cumpriu apenas 10% de suas promessas.

Clécio avaliou como positivo o resultado das promessas registradas na Justiça Eleitoral e divulgadas no G1, que fecha sua administração com excelente resultado. “Avançamos muito em 2020, mesmo com a pandemia, não paramos nosso trabalho, cumprimos a maior parte das promessas [integrais e parciais], infelizmente não pudemos cumprir todas, ao longo deste ano priorizamos os cuidados com a saúde, devido à Covi-19, mas, mesmo sem aula, continuamos as obras dos equipamentos, deixando tudo pronto para 2021, revitalizamos e construímos equipamentos de saúde, da assistência social, também área de lazer, esporte e cultura. Cumprimos nossa maior meta que era cuidar da cidade, um dever de todos”.

Das promessas cumpridas, na área da administração, está a criação do Portal do Licenciamento, o Sistema fará o controle e acompanhamento digital da tramitação de alvarás, habite-se, declaração de características de imóveis, dentre outros processos. Também criou o Centro de Processamento de Dados, para prover o município dos serviços de tecnologia da informação e melhora no fluxo de serviços e informações internas e externas. Na Economia implantou o Programa de Modernização Tributária Financeira e Implantar a Zona Franca Verde.

Na Educação, foram revitalizadas mais de 80% das escolas da rede municipal de ensino de Macapá, concluiu três creches e iniciou as obras das sete programadas. Reconstruiu sete escolas municipais, e ainda estão em planejamento outras. Implantou Conselhos Escolares em todas as escolas municipais. Na cultura, instituiu o Sistema Municipal de Cultura, criação do CEU das Artes da Zona Sul, instituiu o programa Barco da Leitura.

Na Habitação, foi criada a Secretaria Municipal de Habitação, promovendo a regularização fundiária de áreas urbanas e rurais, para atender as demandas da política habitacional. Na infraestrutura, asfaltou 68 km de vias urbanas só este ano, construiu um galpão de triagem, para ser implantado o projeto de coleta seletiva dos resíduos sólidos reaproveitáveis ou recicláveis (lixo seco).

Na área do Meio Ambiente, foi implantado o viveiro de mudas frutíferas e essências florestais em todos os distritos de Macapá, foi reconstruído o Bioparque da Amazônia, antigo Zoobotânico, que estava fechado há 20 anos. Atualmente é feita a Emissão de Licenciamento Ambiental pela internet. Na parte de mobilidade urbana foram implantados 150 novos abrigos nas paradas de ônibus, 30 abrigos para táxis e outros 20 abrigos para os pontos de mototáxis.

Na Saúde, foi concluído e operacionalizado o Centro Especializado em Reabilitação, e em parte o processo de implantação da UBS Fluvial, nos distritos do Bailique e de Carapanatuba. Em diversos ciclos de viagem, a unidade já realizou mais de 10 mil procedimentos, facilitando o acesso à saúde para a população da região.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Pérola Pedrosa
Assessora de comunicação
Fotos: Nayana Magalhães

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *