Macapá é a melhor cidade brasileira para ver o eclipse – Via @alcinea

É nesta segunda-feira, 21, um dos eventos astronômicos mais esperados dos últimos anos: o eclipse solar. Ele será total nos Estados Unidos. No Brasil, será parcial e visível em quase todo o país, principalmente nas regiões norte e nordeste.

Quem está em Macapá é privilegiado, pois aqui é a cidade do Brasil onde será mais visível. A taxa de visibilidade é de 40,9%.

A partir das 16h09 pregue os olhos no céu, pois neste momento começa o fenômeno que atinge o ponto máximo às 17h09 e encerra às 18h03.

Mas cuidado, não olhe diretamente para o sol sem uma proteção. Use óculos especiais ou aqueles de soldador. Muito comum também usar aquelas radiografias de raios-x ou fotolitos. No meu tempo de criança, escurecíamos um vidro na chama da lamparina para olhar o sol.

Outra coisa: nada de apontar binóculos ou telescópios na direção do Sol, isso pode danificar seus aparelhos, mas o pior de tudo é que pode causar cegueira.

Então curta este momento, mas se cerque de todos os cuidados.

Eu já vi vários eclipses. E você? Lembro que quando criança vi um eclipse total, o dia virou noite, os pássaros dormiram e as estrelas acordaram. Foi possível ver estrelas e planetas. É a mais forte lembrança que tenho de eclipse.

Veja as cidades brasileiras, horários e taxas de visibilidade do eclipse que ocorrerá amanhã nesta tabela da Galeria do Meteorito:

Fonte: blog da Alcinéa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *