Macapá ganha presente de Fernando Canto em forma de livro

Nos 259 anos de existência de Macapá, um dos mais conceituados escritores e sociólogos da Amazônia, Fernando Canto, presenteia a cidade e seus moradores com o lançamento de sua mais nova obra literária: “O Marabaixo através da História”. O livro, nascido de uma palestra feita no Marco Zero do Equador por ocasião de um evento turístico, propõe uma explanação didática sobre o Marabaixo no Amapá, seus rituais e sua importância enquanto elemento cultural característico do estado, mas, sobretudo, do município de Macapá. Trata-se também de uma colagem de textos escritos ao longo do tempo e publicados em jornais da capital e em livros de Fernando Canto.

Na obra, Fernando conta sobre os vários rituais que compõem essa manifestação e dos personagens que dão vida à tradição – tocadores de caixas (tambores), cantadores e dançadeiras – que, em sua maioria, são descendentes de negros que habitavam as localidades de Mazagão Velho, Maruanum, Curiaú e os bairros Laguinho e Santa Rita, antiga Favela.

A publicação contou com o fomento da Prefeitura de Macapá, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), em parceria com a Confraria Tucuju. Quem assina a apresentação é o prefeito Clécio Luís. “Ao publicarmos esta obra, acreditamos estar cumprindo com o nosso dever, oferecendo à comunidade amapaense a oportunidade real de conhecer e entender melhor a grande riqueza histórica e cultural na qual está imersa”, diz o prefeito.

Sobre o autor

Fernando Canto nasceu em Óbidos (PA), mas vive em Macapá desde a infância. Já publicou livros de contos, poesia, crônicas, artigos e outros textos acadêmicos, pois também é sociólogo da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Entre tantos títulos, ele é doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Também é um dos compositores mais atuantes do estado, sendo membro fundador do Grupo Musical Pilão, que há mais de quatro décadas divulga a música regional da Amazônia.

É vencedor de festivais de música e premiado escritor literário. Seu livro, intitulado “O Bálsamo”, foi traduzido para francês e adaptado para diferentes linguagens artísticas (teatro, música, quadrinho e roteiro cinematográfico) e ganhou repercussão internacional. Fernando é de todas as artes, ama carnaval, é jornalista e já passou por muitos postos importantes em diversos órgãos públicos e privados.

O lançamento será neste sábado, 4, às 10h, na Praça Floriano Peixoto, no Espaço Literário.

Rita Torrinha/Asscom Fumcult
Contato: 99189-8067

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *