Macapá grita reggae nesse sábado


O Grito Rock Mundo volta a conectar o planeta no início deste ano. O festival fomenta uma rede de produtores que conecta vilarejos de 400 habitantes, como Milho Verde em Minas Gerais, à grandes centros econômicos do mundo, como Madri, na Espanha. No Amapá, já gritaram com o rock as cidade de Macapá, Santana e Mazagão. Agora é a vez do reggae marcar presença em Macapá. O evento será realizado neste sábado, 29, a partir das 17h, na Casa Fora do Eixo Amapá (Avenida dos Tembés, 160, Beirol) – a entrada custa apenas R$5,00.

O festival apresenta o Paraense Juca Culatra, a banda local Chamativa, participação dos djs Patcheco Roots e Samarina, além do after do Locoreggae com Dj Luh Marley. O Grito Rock Mundo é um festival colaborativo realizado em Macapá pela Casa Fora do Eixo Amapá, Casa FdE Amazônia e Fora do Eixo. Iniciativa financiada pelo Fora do Eixo Card e produzido com o apoio do Toque no Brasil.

O projeto

Produzido de forma colaborativa desde 2007, o festival foi criado como uma alternativa ao carnaval em Cuiabá – capital do Mato Grosso no centro oeste brasileiro – e em 2014 acontece no período de 20 de fevereiro a 30 de março. O formato colaborativo permite que a cada edição mais produtores compartilhem experiências e fortaleçam a cadeia produtiva da música local. Ao mesmo tempo em que o festival amplia seu alcance no “Brasil Profundo”, cria também conexões em âmbito global. 

As infinitas possibilidades rotas e circuitos formados entre os eventos fomentam a circulação de produtores culturais, midialivristas, artistas e formadores de opinião. Nesses 12 anos de realização do festival, milhares de bandas já circularam e no último ano 1500 shows já foram realizados.

O projeto foi idealizado pelo coletivo Espaço Cubo em 2003 e, com a criação do Fora do Eixo em 2005, ampliou de forma conceitual e geográfica. A cada edição ganha ainda mais repercussão e espaço nas cidades onde acontece, como em São Carlos (SP), onde o evento foi inserido no calendário oficial da cidade, e em diversas outras onde já construiu histórico e público. Através do festival, produtores de todo Brasil e mundo desenvolvem ações de fomento à música e criam possibilidades para implementação de um sistema de trocas de serviços, tecnologias e experiências.

As edições internacionais começaram tímidas e hoje já chegam a 40 países de todos os continentes, tendo edições em toda a América Latina, ponto marcado na Europa e África e novas edições na Ásia e Oceania.

Fora do Eixo

O Fora do Eixo é uma rede de Cultura, Comunicação e Comportamento que reúne coletivos e parceiros espalhados em cerca de 300 cidades brasileiras. Em sete anos de atuação impulsionou a criação de dezenas de projetos, que por sua vez, estimularam o desenvolvimento de outras redes, tais como, a Universidade das Culturas, o Banco das Culturas, Rede Brasil de Festivais e a Mídia NINJA.

Serviço:

Grito Reggae Macapá
Data: 29/03
Horário: 17h
Local: Casa Fora do Eixo Amapá (Avenida dos Tembés, 160, Beirol)
Valor: R$5,00

Otto Ramos – (96) 8112-5996
Juca Culatra – (91) 8135-4275
Compartilhe isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*