Macapá necessita de pelo menos 50 médicos para atender pandemia do Coronavírus

O Município de Macapá precisa de 50 médicos para atuar na linha de frente do combate à Covid-19 na capital. O levantamento da Secretaria Municipal de Saúde demostra que esse número seria o mínimo para agilizar o atendimento nas três Unidades Básicas de Saúde e amenizar as filas que se formam com o aumento do número de pacientes suspeitos. O município tem 21 médicos afastados do serviço por terem comorbidades, serem maiores de 60 anos e estarem no grupo de risco do novo Coronavírus.

Atualmente, Macapá tem 250 médicos, divididos entre as 51 unidades e postos de saúde. Os profissionais realizam atendimentos na capital e nos distritos com diarismos e plantões. Hoje, a maioria dos médicos está concentrada em 9 UBS’s, sendo que 88 profissionais estão apenas nas unidades de saúde Lélio Silva, Álvaro Corrêa e Marabaixo, na linha de frente do combate à Covid-19.

“Temos hoje, por plantão, quatro médicos atendendo na UBS Lélio Silva, três no Álvaro Corrêa e quatro no Marabaixo. Mas o ideal seria 6 no Lélio, 6 no Álvaro e Marabaixo e mais 4 para uma outra unidade. Esse seria o mínimo para atendermos a demanda de 500 pessoas que estamos recebendo diariamente nas UBS’s”, frisa a subsecretária de Assistência à Saúde de Macapá, Tânia Vilhena.

Os demais 141 médicos que trabalham no município e também no Programa Estratégia Saúde da Família (EFS) atendem nas unidades Infraero 2 e Raimundo Hozanan, com atendimento pediátrico; Perpétuo Socorro e Congós, com atendimento a gestantes; Rubim Aronovitch e Pedro Barros, com urgência e emergência; e na UBS São Pedro, com atendimento para doentes crônicos.

Processo seletivo

Para ajudar no combate à pandemia, a Prefeitura de Macapá iniciou no último sábado, 9 de maio de 2020, a chamada pública de contratação temporária de médicos. A medida tem como objetivo reforçar a equipe na área da saúde nas unidades básicas vocacionadas ao enfrentamento da doença.

Na quarta-feira, 13, o Município divulgou a lista habilitando 32 médicos no certame, nas modalidades diarista e plantonista. Deste total, apenas 5 se apresentaram até as 11h desta quinta, 14 de maio de 2020, na Secretaria de Administração de Macapá.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Cássia Lima
Assessora de comunicação
Fotos: Gabriel Flores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *