Macapá recebe dez novos médicos

Na manhã desta quarta-feira, 8, o prefeito Clécio Luís recebeu os novos médicos brasileiros, recém-formados, para uma conversa e acolhida. Eles atuarão diretamente na equipe do Programa Saúde da Família (PSF) e irão substituir os médicos intercambistas. No encontro, Clécio destacou as dificuldades enfrentadas na área, assim como a contratação dos médicos intercambistas. Além disso, ressaltou que para este mandato o setor da saúde terá prioridade.

“Tivemos muitas dificuldades no início da gestão, com unidades sucateadas, falta de equipes, mas agora a realidade da saúde municipal é outra. É claro que temos muito que avançar, por isso, novos projetos estão sendo criados. Conseguimos alocar vários recursos federais. Com a contratação dos médicos intercambistas, houve uma grande diferença no atendimento, mas a partir da formação das turmas de Medicina daqui do Amapá, tomamos a decisão de substituir os intercambistas pelos que formaram aqui”, ressaltou o prefeito.

Por meio do Programa Saúde da Família, os médicos irão fazer atendimentos durante as visitas a cada integrante da família e desenvolver ações preventivas e de promoção da qualidade de vida da população. “É de suma importância a visita domiciliar, pois a partir do momento que você faz a visita diminuem os atendimentos dentro da própria UBS”, destacou a secretaria municipal de Saúde, Silvana Vedovelli.

“O Programa Saúde da Família se torna de grande importância quando você percebe que ele é a porta de entrada para a saúde como um todo. Abrir vagas para os profissionais que nasceram aqui e que foram estudar fora ou aqueles que se formaram aqui, auxilia na criação desse vínculo com a população local. Para o usuário do SUS, é importante que o profissional se sinta identificado com a área na qual ele trabalha. Para nós, que somos amapaenses, é de uma gratificação muito grande ter essa oportunidade de devolver todo o investimento público que é feito nas universidades que somos formados”, disse o médico recém-formado Gustavo Smith.

A nova equipe será dividida e atenderá nas unidades básicas Raimundo Hosanan, Infraero I e II, Lélio Silva, Leozildo Fontoura, Brasil Novo, Pacoval, Marabaixo e Pedro Passos.

Márcia Fonseca/Asscom PMM
Contatos: 98139-7609 / 99118-7183
Fotos: Rui Brandão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *