Macapá recebe evento nacional que promove o cinema de animação #DiaDaAnimação2017

O Dia Internacional da Animação (DIA), uma iniciativa da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), é o maior evento de cinema simultâneo do Brasil. Em 2017 o projeto chega a sua 14ª edição. Este ano, mais de 200 cidades em todo o Brasil realizarão uma sessão especial com a exibição de curtas metragens realizados com diversas técnicas do cinema de animação.

Em Macapá, o evento acontecerá hoje (28), a partir das 19h, na praça Floriano Peixoto. Na ocasião, serão exibidos 16 curtas metragens de animação dos quais sete compõem a mostra de filmes de animação infantil e nove a mostra de animação nacional, que reunirá as produções brasileiras realizadas este ano. Todos os títulos que serão exibidos possuem classificação indicativa livre. Quem assina a realização do evento na capital é o Festival Imagem-Movimento com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc-AP), Fundação de Cultura de Macapá (Fumcult) e Espaço Caos.

O DIA tem objetivo de difundir o cinema de animação nacional em todas as regiões do país através do contato do público com o trabalho de diretores brasileiros, do estímulo a debates e do despertar o interesse do público na país inteiro em assistir filmes de animação. O evento também busca enfatizar a animação como técnica cinematográfica que pode ser utilizada para realizar obras de distintos gêneros e para várias faixas etárias.

O evento também gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. “O DIA é um evento que o Festival Imagem-Movimento realiza com muita dedicação. É um momento no qual nossa cidade se conecta com diversas outras espalhadas por todas as regiões do país para fazer um grande evento em rede que mostra a força do audiovisual nacional”, ressalta Alexandre Brito, membro da organização local do DIA.

Além dos objetivos de difusão da produção nacional do cinema de animação e formação de público, o projeto chama atenção pela rede formada por coordenadores locais voluntários, responsáveis pela exibição da mostra em cada município, sempre com entrada franca.

Fonte: FIM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *