Macapá sedia 1º Encontro do Mosaico da Amazônia Oriental

Os desafios enfrentados pelas áreas protegidas são alguns dos assuntos a serem debatidos

Povos indígenas do Parque do Tumucumaque, Rio Paru D’Este, Waiãpi, agricultores familiares da Perimetral Norte, extrativistas, organizações da sociedade civil, órgãos públicos e gestores das unidades de conservação, e participarão, no dia 14 de junho, das 9h às 18h, na Chácara Natuplay, em Macapá-AP, do I Encontro do Mosaico da Amazônia Oriental.

A pauta prevista para o encontro inclui assuntos como a avaliação da efetividade do Mosaico da Amazônia Oriental 2021, o monitoramento da biodiversidade do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque e o andamento da pesquisa de mercúrio.

O encontro, que terá caráter informativo e de diálogo, também irá definir estratégias de ação conjunta para os próximos anos de modo a garantir que a agenda Mosaico da Amazônia Oriental continue sendo construída de forma participativa e integrada nos territórios que o compõem.

As áreas protegidas que compõe o Mosaico da Amazônia Oriental são: Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, Floresta Nacional do Amapá, Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru, Floresta Estadual do Amapá, Parque Natural Municipal do Cancão, Reserva Extrativista Beija-Flor Brilho de Fogo, Terra Indígena Wajãpi, Terra Indígena Parque do Tumucumaque e Terra Indígena Rio Paru D’Este.

Criação – O Mosaico da Amazônia Oriental é um canal de informação e diálogo entre todos os que vivem dentro e no entorno das áreas protegidas e abrange parte do Planalto das Guianas, região reconhecida pela rica biodiversidade e diversidade sociocultural. Possui mais de 12,3 milhões de hectares e é formado por três Terras Indígenas (TI) e seis Unidades de Conservação (UC).

Serviço

1º Encontro do Mosaico da Amazônia Orienta
Data: 14 de junho (terça-feira)
Hora: 9h às 18h
Local: Natuplay / Macapá-AP
Endereço: Rodovia Setentrional, 1.460 – Pacoval

Alessandra Lameira Lima e Silva
Jornalista e especialista em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
Fone: (96) 98119-7655

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *