Macapá sediará uma das maiores regatas de kitesurf do Brasil

kitpmm2

No período de 5 a 7 de dezembro, Macapá estará recebendo mais de 40 atletas nacionais e internacionais para participarem da I Travessia em Defesa do Rio Amazonas. O evento, realizado pela Prefeitura de Macapá em parceria com a Associação dos Velejadores do Amapá (Avap), tem como objetivo chamar a atenção das autoridades, entidades e população para a preservação do maior cartão postal de Macapá, o Rio Amazonas.

No dia 5 haverá a cerimônia de abertura e o congresso técnico do evento. A programação iniciará com a coleta de lixo da margem do Rio Amazonas durante a manhã do dia 6. A ação, intitulada “Viva Orla: em defesa do Rio Amazonas”, será coordenada pelo Instituto Municipal de Turismo (Macapatur) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). Pretende-se recolher mais de uma tonelada de entulhos, pois, na ação de 2013, foram retirados mais de 800 quilos de todo tipo de objeto de dentro do rio, como, por exemplo, um pneu de trator. A coleta iniciará às 8h, e a concentração será ao lado do Trapiche Eliezer Levy.

Há 10 anos o kitesurf vem ganhando espaço e adeptos em Macapá. Tendo o Amazonas como sua “área” de treino, os atletas sentkitpmmiram a necessidade de adotar condutas protetivas em relação ao rio. Para esta regata, atletas de todo o Brasil e da Guiana Francesa fazem um percurso de 35 km, saindo da frente do Trapiche Eliezer Levy até a margem oposta do Rio Amazonas e retornando para o Trapiche. O tempo de duração da prova é de aproximadamente 45 minutos, dependendo das condições do vento no dia.

No dia 6 de dezembro além da regata, com o credenciamento e concentração dos atletas, a partir das 12h, na Praça do Complexo do Jandiá, outras modalidades esportivas, como o Slackline e Bicicross, também farão apresentação no Jandiá e no Complexo Beira Rio. A Capitania dos Portos e o Corpo de Bombeiros estarão dando apoio à competição, além de instruir a equipe de apoio e resgate antes do evento. Já no dia 7, um downwind comemorativo (regata freestyle) e a cerimônia de entrega da premiação fecham o evento.

Renata Sampaio
AssCom MACAPATUR
(96) 8123-9156
(96) 9166-4823

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *