Macapá será a 3ª cidade do país a ter tecnologia de digitalização dos livros de registros de óbitos dos cemitérios

RaízesAéreas1

Com o objetivo de dar melhores condições de trabalho e melhor tratamento aos familiares daqueles que faleceram, a Prefeitura de Macapá firmou um Termo de Cooperação com a Organização Family Search na última quinta-feira, 30, com o propósito de transformar as informações dos livros de registros dos três cemitérios da cidade em arquivos digitais. A entidade faz parte da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Macapá será a terceira capital do Brasil, depois de São Paulo e Goiânia, a ter os registros digitalizados.

Atualmente, existem mais de 55 mil lotes nos Cemitérios São José, São Francisco e Nossa Senhora da Conceição. Com a assinatura do termo, o Município economizará mais de R$ 20 milhões, uma vez que cada digitalização custará em torno de R$ 0,10. O embaixador de Registros e Imagens da Organização, Carlos Vilas Boas, avalia que serão mais de 60 mil imagens, com uma média de 3 mil digitalizações por dia. “Ao final da digitalização das páginas dos livros, os mesmos poderão contribuir para fazer as pesquisas genealógicas”.

As informações serão captadas com equipamentos de última geração e a custo zero para o Município, depois serão disponibilizadas no site da igreja (www.familysearch.org). Estes arquivos poderão ser requisitados a qualquer momento em caso de perda ou roubo. Será enviada às administrações dos cemitérios uma equipe de voluntários para fotografar as páginas dos livros e transformar em informações digitalizadas. Logo após o projeto finalizado, todos os arquivos das informações digitalizadas serão doados ao Município. O prazo de entrega do material é de 30 a 60 dias.

O secretário municipal de Manutenção Urbanística, Manuel Bacelar, destacou que o momento é histórico para a Prefeitura de Macapá. “Com isso, agilizará as atividades nos cemitérios e os novos registros de óbitos serão digitalizados à medida que os trabalhos forem sendo executados e periodicamente eles serão atualizados”.

Adryany Magalhães/Asscom PMM
Fotos: Saulo Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *