Macapá ultrapassa meta de vacinação contra a poliomielite e sarampo

O Município de Macapá ultrapassou a meta de imunizar 95% das crianças de um a menores de cinco anos de idade contra o sarampo e a poliomielite, segundo dados do Sistema Nacional de Imunização. A prefeitura conseguiu, em vinte dias de campanha, vacinar 98,84% de crianças contra o sarampo e 99,29% contra a poliomielite.

Essa semana é a última oportunidade dos pais e responsáveis levarem as crianças a uma Unidade Básica de Saúde para vacinar contra as duas doenças. A campanha terminará dia 31 de agosto. “Fizemos uma força-tarefa para vacinar o maior número de crianças. Algumas unidades tiveram salas extras para melhorar o fluxo de atendimento. E o resultado é Macapá ultrapassando a meta estipulada pelo Ministério da Saúde e com a possibilidade de vacinarmos a totalidade de crianças até o último dia da campanha”, comenta a coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária.

Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Por isso, medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão acontecendo em todos os estados. Em Macapá, 32.932 crianças foram vacinadas. Já contra a poliomielite, 33.318 crianças receberam a vacina, que está disponível em duas formas: a injetável, para as que nunca foram imunizadas, e a tradicional gotinha, que é o reforço para as crianças já vacinadas.

No caso da vacina contra o sarampo, a única exceção é para crianças vacinadas contra a doença há menos de 30 dias. Somente após esse período é que poderá receber uma nova dose. Para vacinar é necessário levar a caderneta de vacinação à unidade de saúde mais próxima, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508
Fotos: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *