Macapá Verão: Cortejo do Banzeiro Brilho de Fogo movimenta veranistas

banzeiro11111

O cortejo artístico do projeto de cultura popular amapaense, Banzeiro Brilho de Fogo, movimentou os veranistas na tarde de domingo, 26, no balneário de Fazendinha. Com 200 componentes, o grupo contagiou o público com rufar dos tambores de Marabaixo, cores e muita alegria.

O presidente do Grupo Folclórico Estrela do Norte, Cláudio Vaz, considera fundamental o Banzeiro Brilho de Fogo. “Esse é um projeto muito importante pela valorização e manutenção da nossa cultura. Nós, amapaenses, devemos conhecer e preservar o Marabaixo e, por esbanzeiro1se motivo, o Grupo Folclórico Estrela do Norte abraça esta causa”.

Histórico

O Projeto Cultural Banzeiro Brilho de Fogo é coordenado atualmente por Adelson Preto. Surgiu em abril de 2014 com a proposta de oportunizar moradores dos bairros de Macapá que não pertencem às comunidades tradicionais do Marabaixo, como Laguinho, Curiaú e Santa Rita (antiga Favela). Visa ensiná-los a dançar e tocar esse ritmo de uma manifestação genuibanzeiro1111namente amapaense, que é o Marabaixo.

O nome do projeto é uma alusão ao movimento das águas do rio Amazonas, provocado por barcos e troncos de árvores, conhecido como “Banzeiro”, e “Brilho de Fogo” em virtude do beija-flor-brilho-de-fogo (Topaza pella), que habita nas florestas do estado do Amapá.banzeiro111

Porta-estandartes apresentam o grupo, seguidas de dançadeiras, que representam as açucenas (cordão do Banzeiro). As crianças são os jardins e os tocadores de caixa de Marabaixo e instrumentos de sopro conduzem o ritmo musical do Banzeiro. É um espaço livre para quem quiser seguir o cortejo. Essa é a dinâmica do Brilho de Fogo.

Os interessados em conhecer ou participar do projeto devem comparecer aos ensaios, que acontecem todas as sextas-feiras e sábados, a partir das 19h, na Praça Floriano Peixoto, bairro Central de Macapá.banzeiro1111

Cliver Campos/Asscom Fumcult
Contatos: 9 9175-8550 / 9 8126-0880
Fotos: Max Renê


Prefeitura Municipal de Macapá
Contato: (96) 8802-1358

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *