Macapatur e Observatório do Turismo iniciam censo do segmento em Macapá

O Instituto Municipal de Turismo (Macapatur) e o Observatório do Turismo iniciam o processo de censo do segmento em Macapá. A finalidade é identificar, quantificar e levantar o potencial do setor, além de avaliar sua infraestrutura e as condições nas quais os estabelecimentos se encontram. A pesquisa também observará as tendências e principais dificuldades decorrentes da pandemia do novo coronavírus.

O censo inicia na primeira quinzena de fevereiro e será feito por meio de pesquisa e análise de dados nos meios de hospedagens, nos setores aéreo e rodoviário e junto a empresas de locação de veículos, artesanato, alimentação fora do lar, guias de turismo, economia do turismo, turistas, público consumidor do município, órgãos públicos e entidades representativas do turismo em Macapá. A apresentação das informações está prevista para ocorrer ao final de fevereiro.

“Vamos mapear as características, capacidade de atendimento, serviços, comportamento e principais necessidades do setor turístico e, posteriormente, contribuir na elaboração de políticas públicas que possam ser formuladas com foco na elevação do fluxo e do gasto dos turistas em Macapá”, afirma o diretor-presidente do Macapatur, Benício Pontes.

Em campo

A pesquisa funciona de forma prática e os empreendimentos receberão visitas de técnicos que farão o levantamento de dados básicos sobre as empresas. Além disso, eles analisarão a capacidade dos hotéis, média de ocupação, serviços oferecidos, entre outros itens.

Edições anteriores

O censo já foi feito em outros anos e a pesquisa demonstrou que o gasto dos visitantes em 2019, por exemplo, gerou uma receita aproximada em R$82 milhões para a economia da capital. “O censo possibilitará um diagnóstico fidedigno dos segmentos econômicos do turismo com vistas ao replanejamento público e privado por conta do momento difícil de pandemia em que vivemos”, destaca o coordenador do Observatório do Turismo, Sandro Belo.

Observatório

O Observatório do Turismo do Amapá (ObTur/AP) é um órgão auxiliar, sem fins lucrativos, criado com o objetivo de gerar instrumentos que produzam e congreguem dados e interpretações sobre o setor de turismo do Amapá, auxiliando as tomadas de decisões tanto no setor público, quanto no setor privado. Ele promove informações estatísticas do turismo à sociedade e faz parte da Rede Brasileira de Observatório do Turismo, composta por mais de 40 observatórios pelo país.

Assessoria de Comunicação
Instituto Municipal de Turismo – Macapatur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *