Macapatur e Observatório do Turismo promovem capacitação em redes sociais para mulheres artesãs

Nesta terça-feira (02), o Instituto Municipal de Turismo (Macapatur) e o Observatório do Turismo do Amapá (ObTur/AP) promoveram o 1ª Workshop sobre Gestão de Redes Sociais. A ação aconteceu na sede do Instituto e faz parte da programação de eventos e cursos profissionalizantes voltados para os agentes ligados ao setor turístico da capital.

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher que se aproxima, o workshop veio para capacitar artesãs em vendas através das mídias digitais. A demanda do curso surgiu após o Macapatur identificar junto às profissionais a necessidade da exposição do trabalho nas redes sociais, não só para vender seus produtos nos meios virtuais, mas também para mostrar ao turista que vem à Macapá o artesanato local.

Treze mulheres artesãs tiveram acesso a conteúdos relacionados ao mercado digital, como o uso do marketplace, linguagens de postagem, tráfego pago e posicionamento. Além disso, a capacitação abordou tópicos sobre ferramentas digitais para edição de imagens e texto para Facebook e Instagram.

A ministrante do curso, Lara Santos, que é turismóloga e especialista em Gestão de Redes Sociais do ObTur/AP, explica que o curso apresentou as ferramentas necessárias para vendas na internet.

“Neste período pandêmico é necessário que nossas artesãs saibam expor seu produto, trabalhar com a imagem correta, com o texto que conversa com o produto e com o impulsionamento da publicação para o público-alvo nesse novo momento que estamos vivendo”, explicou a especialista.

Adequação

Para a artesã da Cooperativa Mulheres que Fazem, Cândida Lobato, que não tem familiaridade com as redes sociais, o curso possibilitará que a apresentação do trabalho dela seja abrangente para todos os turistas e macapaenses.

“Com a pandemia eu precisei trabalhar em casa e vendia meus produtos para conhecidos. Com o conhecimento que estou tendo no curso, será possível apresentar para aqueles que não conhecem o meu produto e, com isso, vender eles pela internet”, disse.

De acordo com o diretor-presidente do Macapatur, Benício Pontes, esse é um momento de contato com as redes sociais para que as artesãs possam vender seus produtos no ambiente online.

“Elas vão poder apresentar seus produtos para os seus possíveis clientes, estamos dando as ferramentas para que elas consigam expor seu trabalho neste momento da pandemia”, ressaltou o gestor.

Capacitação e turismo

A proposta do Macapatur é capacitar o setor turístico da capital para prestação de um atendimento de qualidade ao visitante e, no caso específico das artesãs, disponibilizar espaços no Mercado Central para a exposição dos trabalhos.

“Atualmente o Mercado Central conta com muitos boxes vazios e queremos em breve que eles sejam disponibilizados aos empreendedores e para a cooperativa”, concluiu o gestor.

As artesãs participantes do workshop participarão da feira de artesanatos que acontecerá nas dependências do Mercado Central, em comemoração à Semana da Mulher. A feira acontecerá entre os dias 08 e 12 de março, das 8h às 18h.

Lucas Costa
Instituto Municipal de Turismo – Macapatur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *