Mães e bebês participam da “Hora do Mamaço”, na Praça Floriano Peixoto


Centenas de mães se reuniram na Praça Floriano Peixoto para a “Hora do Mamaço”, uma atividade referente à Semana Mundial do Aleitamento Materno, promovida pela Prefeitura de Macapá no domingo, 6. Durante a tarde, aconteceram várias atividades de entretenimento como dança entre mães e bebês, apresentações teatrais e musicais, contação de histórias para as crianças, pintura de barriga e book fotográfico para as gestantes.

“Esse é um momento de descontração, onde as mães trocam experiências e esclarecem dúvidas sobre a amamentação. A amamentação simultânea e em local aberto foi a forma que escolhemos para ressaltar a importância do aleitamento e o direito de fazê-lo em público, sem preconceitos”, explicou a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

A pintura de barriga foi uma das atividades mais procuradas pelas mamães, pois faz com que elas relaxem na reta final da gestação, quando é comum que estejam ansiosas e cansadas. Brenda Silva está à espera da primeira filha e se divertiu com o resultado final. “Sempre tive vontade de fazer a pintura na barriga, é uma forma de guardar esse momento tão bonito da maternidade na minha vida. Com o desenho, consigo visualizar como a minha filha está na barriga, adorei o resultado”.

Além das atividades culturais, a programação também contou com muitas orientações às mamães sobre o aleitamento e a importância de mantê-lo nos primeiros seis meses de vida do bebê. Em parceria com o Sesc, técnicas de amamentação, como a pega correta nos seios, foram repassadas. O projeto Samuzinho Kids levou oficina de primeiros socorros voltados para situações de engasgo com leite. “Estamos instruindo aos pais como proceder nos casos em que o bebê acaba engasgando com o leite durante a mamada”, enfatizou o coordenador do Samuzinho, Donato Farias.

Com o tema Trabalhar juntos para um bem comum, a Semana do Aleitamento Materno discute a necessidade de criar condições favoráveis à prática da amamentação e reforça a importância da troca de carinho entre mães e bebês, e o compartilhamento de experiências entre as mulheres.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508
Fotos: Dayane Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *