Magistrada do TJAP participa de Curso Internacional de Segurança

0CURSO_SWAT_4

A juíza titular da 2ª Vara de Família, Orfãos e Sucessões da Comarca de Macapá, Elayne da Silva Ramos Cantuária, participou do curso “Judicial Swat”, realizado no Condado de Lake na Flórida-EUA. O curso contou com a participação de 25 magistrados que foram criteriosamente selecionados em todo Brasil.

O curso promovido e ministrado pela US Police Instructors Team- USPIT foi realizado nas instalações do Institute of Public Safety, situado no Condado de Lake e teve como objetivo fornecer aos participantes, elementos teóricos e treinamento prático em questões de grande relevância para segurança pessoal e da instituição onde atuam.

“Foi simplesmente fantástico e de grande valia. Com as aulas, pude ampliar minha visão no que tange aos cuidados que devemos ter como magistrados no nosso dia a dia, seja no trabalho ou em qualquer outro lugar. Para dar um exemplo do que estou falando, cito o caso da juíza do Rio de Janeiro, Patrícia Acioli, que foi executada com 21 tiros. Casos como este, podem ser evitados se ficarmos sempre atentos e preparados, se necessário, para enfrentá-los”, explicou a magistrada.

0CURSO_SWAT_2

Durante o curso, foram ministradas técnicas de defesa pessoal, tiro, direção defensiva e evasiva, além de medidas de segurança, especialmente formatada e direcionada para juízes e autoridades do Poder Judiciário do Brasil, com tradução simultânea do inglês para o português.

Ao final, como complemento do curso, foi realizada uma vista à sede do Poder Judiciário americano e as dependências de estabelecimentos prisionais.

“Meu projeto agora é poder repassar para os meus colegas tudo que aprendi durante o curso. Afinal, esse também é um dos objetivos do treinamento: ser um multiplicador de informações e conhecimento”, ressaltou.

A Magistrada fez a entrega de uma camisa do curso para o Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, Desembargador Luiz Carlos Gomes dos Santos. A homenagem faz parte do rito da USPIT, que ao final do treinamento faz deferência ao gestor da Corte de cada participante.

Texto: Sérgio Bringel
Fotos: Adson Rodrigues

Assessoria de Comunicação do Tjap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *