Magistratura amapaense apóia TRE-AP pela manutenção de Zonas Eleitorais

JuizPauloMadeiraPresidentedaAssociaçãodosMagistrados
Juiz Paulo Madeira, presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Amapá (AMAAP) – Foto: Elton Tavares

Na última terça-feira (2), o presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Amapá (AMAAP), juiz Paulo Madeira, acompanhou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP), desembargador Carlos Tork, em audiência com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli. No encontro, os magistrados pediram ao titular do TSE a manutenção das Zonas Eleitorais ameaçadas de extinção no interior do Amapá pela Resolução n º 23.422/2014.

De acordo com o presidente da AMAAP, o rezoneamento prejudica o eleitorado de qualquer uma das cinco cidades que tiver sua Zona Eleitoral extinta. Conforme o juiz Paulo Madeira, por conta disso, a magistratura amapaense apóia o TRE-AP na luta pela manutenção das Zonas.

A Resolução n º 23.422/2014, do TSE, determina aos TRE’s que façam o rezoneamento de eleitores vinculados a zonas com menos de 10 mil cidadãos aptos a votar, o que pode afetar zonas eleitorais nos municípios de Ferreira Gomes, Calçoene, Amapá, Tartarugalzinho e Vitória do Jari.

Segundo o juiz Paulo Madeira, a mudança pode afetar a organização das Eleições, pois dificultará a fiscalização da corrupção eleitoral e o eleitor não terá acesso ao juiz eleitoral, já que, se acontecer a ação, os magistrados não mais atuarão nas Zonas ameaçadas.

O presidente do TSE nos disse que em muitos Estados do Sul e Sudeste a extinção de Zonas foi viável, haja vista que a ligação de uma para outra, via estrada asfaltada, é somente de 20 minutos ou meia hora, como no município paulista de Marília. No Amapá, as condições de nossas estradas, aliada a grandes distâncias sem o transporte público, fará com que, tanto eleitores, quanto candidatos de municípios que venham a ter a Zona eleitoral extinta, não tenham acesso diretamente ao juiz eleitoral, que obviamente é quem resolve problemas e esclarece dúvidas à comunidade”, ressaltou Paulo Madeira.

O presidente da AMAAP disse, ainda, que está otimista na manutenção, que será colocada em pauta para apreciação pela Corte do TSE.

O ministro Toffoli foi simpático e entendeu nossos argumentos. Na reunião, eu e o presidente do TRE expusemos todos os argumentos necessários e demandas que o Amapá possui. Outro estado, o Piauí, também fez o pedido para manutenção de suas Zonas. Estamos otimistas e acreditamos que o TSE será coerente, pois seu presidente sinalizou que há chances de conceder a excepcionalidade e manter nossas Zonas que estão ameaçadas”, finalizou Madeira.

Apoio da bancada

bbe153b8-72ef-4698-9bac-25d8ff86fb39

Participaram também da audiência os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL) e João Capiberibe (PSB) e os deputados federais Marcos Reátegui (PSC), Roberto Góes (PDT), Nilson Cabuçu (PMDB), André Abdon (PRB) e Marcivânia Flexa (PT). A Bancada Federal também apoiou o pedido ao TSE.

Serviço:

Elton Tavares – Assessoria de Comunicação e Marketing do TRE-AP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *