Maio Laranja 2023: TJAP é parceiro de Workshop sobre Combate à Violência Infantojuvenil para professores de Santana

O “Workshop e Oficina de Capacitação Maio Laranja 2023: Construindo Pontes Com o Saber no Combate ao Abuso e Exploração Sexual na Infância e Adolescência” reuniu, nesta quinta-feira (18), na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, professores das redes públicas municipal, estadual e privada de Santana. O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) é parceiro do evento, promovido pelo Ministério Público Estadual e pela Prefeitura Municipal. O objetivo é sensibilizar e orientar os profissionais da educação no município sobre a prevenção e como identificar para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O encontro ocorreu em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescente, celebrado no dia 18 de maio em todo o Brasil e integra a programação do Maio Laranja 2023. O evento contou com a participação do presidente do TJAP, desembargador Adão Carvalho e da titular da Vara do Juizado Especial Cível da comarca de Santana, juíza Carline Nunes.

O presidente do TJAP ressaltou a importância de prevenir e combater qualquer tipo de violência infantojuvenil, agradeceu a todos os envolvidos nesse importante trabalho realizado em Rede com instituições parceiras, voltado para a execução das políticas públicas para a infância e juventude e garantiu total apoio do Poder Judiciário a todas as ações de conscientização e prevenção sobre o tema, bem como proteção de crianças e adolescentes.

“Quando juiz, recebi vários professores que relataram casos de violência infantojuvenil. Os educadores sempre pediam orientação de como proceder e quais órgãos responsáveis procurar para denunciar. E como magistrado, fiz essas elucidações. Por isso, entendo a importância deste workshop. Parabenizo todos os envolvidos na organização deste evento. Tenho certeza que essa capacitação será exitosa na proteção de crianças e adolescentes. Reforço que o Poder Judiciário não medirá esforços em apoiar todas as ações com este objetivo”, frisou o presidente do TJAP.

Também foram parceiros da atividade a Secretaria de Estado da Assistência Social, Igreja e conselheiros tutelares do município. Durante o Workshop e Oficina, dezenas de educadores foram capacitados para identificar, no ambiente escolar, com estudo de caso de situações de suspeita e/ou confirmação de violência, e o que fazer.

Sobre a data

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, determinado oficialmente pela Lei 9.970/2000, faz alusão à memória da menina Araceli Crespo, de oito anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.

– Macapá, 18 de maio de 2023 –
Secretaria de Comunicação do TJAP
Texto: Elton Tavares
Fotos: Bruno Malafaia
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *